Como saber se minha moto é clonada?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Como saber se a placa do veículo foi clonada? A única maneira de descobrir se o seu veículo foi clonado é a partir do recebimento de várias multas que você não cometeu. Geralmente, essas infrações são flagradas em outros estados.

buscar possíveis adulterações ou rasuras no documento. solicitar um decalque do chassi e identificar possíveis retoques no dígitos. tentar encontrar desgaste no arame de lacração. procurar o chassi em um dos vidros, uma vez que ao menos um deles deve identificá-lo.

Procure no chassi. Deite de costas sob o carro e ilumine o chassi. Muitos rastreadores são conectados a satélites de GPS e não funcionam na parte de baixo do carro, pois o metal bloqueia o sinal. Concentre-se no assoalho e procure por uma caixa que não deveria estar lá, objetos grudados com fita adesiva ou antenas.

Para consultar o número do chassi de um veículo, basta procurar as caixas correspondentes no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

A consulta pelo Chassi pode variar de acordo com o estado do veículo, porém costuma ser desta forma a verificação:

  1. Acesse o site do DETRAN do seu respectivo estado;
  2. Clique em “Veículos”;
  3. Clique em “Consulta do RENAVAM pelo Chassi”;
  4. Informe o número do Chassi do automóvel;
  5. Clique em “Consultar”.

A conduta de raspar ou suprimir a numeração de chassi exprime uma alteração ou modificação, isto é, uma adulteração no sinal identificador de veículo, amoldando-se perfeitamente ao tipo previsto no artigo 311 do Código Penal, disse ela.

O que é carro clonado? O crime consiste em adulterar um automóvel com os dados, informações e identificação de outro veículo. A prática mais comum das quadrilhas é clonar as placas. Ou seja, o bandido faz a placa de um carro “sem problemas” e coloca em um outro, geralmente fruto de roubo e/ou furto, e o coloca à venda.

Como comunicar que o veículo foi clonado?

  1. Após o agendamento, vá até a unidade de atendimento de registro do veículo com todos os documentos solicitados;
  2. Faça a vistoria de identificação veicular;
  3. Após a instauração do procedimento, o interessado receberá um e-mail da equipe do Detran.

E o que fazer se a sua placa foi clonada? Primeiro de tudo: faça um boletim de ocorrência na delegacia para comprovar que você foi vítima de fraude. Em seguida, apresente o boletim ao Detran do seu estado e eles pedirão uma série de documentos, fotos do carro original e certificado de licenciamento.

Quando o cidadão acessar as Multas de Trânsito, para emitir o Nada Consta, é necessário utilizar o número da placa do veículo e a numeração do RENAVAM. Portanto, o número do chassi não é uma exigência, neste caso.

Uma das maiores desvantagens do veículo que tem o seu chassi remarcado é a desvalorização. A depreciação é muito grande, podendo girar entre 20% e 30% ou equivaler a um automóvel com perda total.

Carroceria: é comum encontrar o chassi dentro da cabine no lado do passageiro, localizado na lateral metálica próxima ao banco, onde é possível encontrar um tipo de tampa de encaixe. Ao abrir a tampa, você localiza o número gravado na carroceria.

Quem quiser saber se possui um equipamento de segurança no veículo, basta acessar o site www.seucarroquerfalar.com.br e preencher os campos nome, placa do veículo e e-mail. Em no máximo 48 horas a pessoa receberá uma resposta da Tracker sobre a existência ou não de algum dispositivo de rastreamento.

O rastreador para motos é um dispositivo pequeno, que pode ser instalado embaixo do banco, próximo à bateria, no painel ou no baú da motocicleta, por exemplo, desde que o local escolhido permita o acesso do rastreador ao chicote.