Como saber se minha energia está no Baixa Renda?

Perguntado por: ddorneles . Última atualização: 20 de maio de 2023
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É muito simples: basta informar o número da conta contrato da Neoenergia e o NIS - Número de Identificação Social. A concessionária correspondente fará a confirmação no banco de dados do Governo Federal.

A consulta pode ser feita também pelo aplicativo do Cadúnico para celular ou por telefone ligando para 0800 707 2003.

Para conferir se você já é cadastrado, pegue a sua última conta de luz e verifique na parte superior o campo “Subclasse”. Se neste campo estiver escrito “Residencial Baixa Renda”, você já está cadastrado, e, portanto, o desconto já está sendo aplicado automaticamente.

O beneficiário deve procurar o setor responsável pelo Cadastro Único ou Bolsa Família e apresentar um documento com foto, CPF e pelo menos um documento de cada pessoa da família.

O benefício será limitado ao consumo mensal de até 220 quilowatt-hora (kWh/mês) - para efeito de comparação, uma geladeira de 360 litros (sem freezer) consome cerca de 32 kWh por mês. O consumo acima de 220 kWh não receberá nenhum desconto.

Para fazer o cadastro, é preciso salvar na agenda do celular o número (91) 3217-8200. No primeiro contato com a Clara, no WhatsApp, ela passará uma lista de opções de serviços, como: informar falta de energia, segunda via de conta, código de barra de pagamento e consulta de débitos.

Como se cadastrar na Tarifa Social
É muito simples, basta informar o número da unidade consumidora da Neoenergia Elektro (número no canto superior direito da fatura) e o NIS. A distribuidora de energia fará a confirmação no banco de dados do Governo Federal.

Desde 01 de junho de 2022 o limite do valor mínimo para faturamento mudou. Passou de R$50 para R$65. Isso significa que, se o valor total da sua conta de energia for menor que R$65, ela virá zerada e sem o código de barras para pagamento.

Como ver se o NIS já está cadastrado na sua conta? Para saber se você já tem o NIS cadastrado na sua conta de energia, basta olhar a parte que está escrito “CLASSIFICAÇÃO”.

Por exemplo, se uma família consumiu 150 kWh em um mês, o desconto é aplicado da seguinte maneira:

  1. O valor cobrado pelo consumo até 30 kWh terá desconto de 65%
  2. O valor cobrado pelo consumo entre 31 e 100 kWh terá desconto de 40%
  3. O valor cobrado pelo consumo entre 100 e 150 kWh terá desconto de 10%

Onde tirar a declaração de baixa renda? Tirar comprovante presencialmente no posto de cadastramento, CRAS ou prefeitura. Procure o local responsável pelo Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil na sua cidade. Se não souber onde fica, vá até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo de sua casa.

Para saber se está em dia com seu cadastro, visite o Canal de atendimento do CadÚnico. Código Familiar do CadÚnico atualizado (vale por dois anos). Número da instalação a ser beneficiada (você encontra esse número na conta de luz).

A efetivação do cadastro na Tarifa Social é informada através da conta de energia, na classificação da tarifa. No caso de não efetivação, o cliente será informado por meio de correspondência.

Sistema de bandeiras tarifárias sinaliza custo da geração de energia. Desde 16 de abril, está em vigor a bandeira verde, que não gera taxa extra para consumidores. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (30) que a conta de luz seguirá sem cobrança extra em janeiro de 2023.

O corte de energia por falta de pagamento dos consumidores de baixa renda voltará a ser permitido a partir de hoje (1º). Desde abril, a Aneel havia suspendido o corte por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da pandemia.

Para entrar no programa Tarifa Social, é preciso estar inscrito no Cadastro Único do governo ou ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O Cadastro Único é um registro voltado para o acompanhamento e auxílio de famílias de baixa renda que recebem um valor menor ou igual a meio salário mínimo.

Cadúnico pelo telefone
Outra forma de saber se você está inscrito no Cadastro Único é pelo telefone 0800 707 2003, selecionando a opção 5. É possível fazer as ligações por telefone fixo e celular, de segunda a sexta-feira entre 7h e 19h, e aos finais de semana e feriados entre 10h e 16h.