Como saber se minha contenção está correta?

Perguntado por: aevangelista5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

A parte metálica da frente deve cobrir a metade dos dentes e o ideal é que não encoste na gengiva. Caso contrário, será necessário informar ao seu ortodontista para avaliar sua contenção.

Verifique se a placa de plástico está bem encaixada no céu ou base da boca e se os fios estão bem posicionados ao redor dos dentes da frente e de trás. Entre em contato com o seu dentista se a contenção não se encaixar propriamente. Ela provavelmente vai precisar de ajustes nos fios ou na placa de plástico.

É normal haver uma irritação na boca nas primeiras semanas pós-contenção. Isso ocorre pois quando há um corpo estranho na boca, ficamos involuntariamente passando a língua sobre o mesmo.

Se a sua contenção já está soltando, provavelmente já não está exercendo a sua função corretamente. Ola, Se voce quiser manter sua dentição estavel, ou seja, se esta satisfeito com a aparencia e posição dos seus dentes atualmente, e não pensa na possibilidade de usar aparelho denovo.

Por ter ficado tanto tempo sem usar o aparelho móvel (a contenção), existe o risco dos seus dentes serem muito forçados ou irem para posições indesejadas caso comece a utilizar a contenção novamente. O mais recomendado é você ir ao profissional que conduziu seu tratamento para ele avaliar qual a melhor conduta.

– Quantas horas por dia devo usar o aparelho móvel de contenção? Geralmente, é indicado que o paciente utilize o aparelho de contenção de forma integral nos primeiros meses do tratamento (24h por dia), ou durante a maior parte do dia possível.

Você não precisa usar a sua contenção para sempre se não se importar dos seus dentes, como qualquer outro órgão humano, com o passar dos anos, sofrerem mudanças inerentes a qualquer pessoa, pela ação do envelhecimento.

Em geral os aparelhos de contenção não costumam causar dor por tanto tempo. Por se tratar de um aparelho removível, sua força é intermitente, isto é, não ocorre o tempo todo. Por acho indicado procurar o seu dentista o quanto antes para avaliar a situação.

#1 – Retire-o sempre que for comer
Mas você não precisa retirá-lo quando for tomar água. Até isso se tornar um hábito é normal esquecer algumas vezes. Assim, outra dica é evitar mascar chicletes, ou ele pode grudar no aparelho, além de aumentar o risco de cáries.

A contenção ondulada proporciona maior conforto e permite uma higiene mais eficaz ao paciente, uma vez que possibilita o uso do fio dental entre os dentes. “Já a reta, por ter menos fio em sua confecção, acaba retendo menos placa sobre ela e o dente.

A contenção de dente é um aparelho que pode ser fixo ou móvel, utilizado após o tratamento ortodôntico. Que tem como função manter os dentes alinhados após este período, ou seja, ela mantém a estabilidade das arcadas impedindo que a recidiva dentária aconteça.

Uma possível razão para a tensão com um alinhador ou aparelho de contenção é o movimento dos dentes. Não usar o seu aparelho de contenção ou alinhador permite que os seus dentes saiam da posição e pode fazer com que se sinta ainda mais tenso quando tentar colocá-lo novamente.

BEIJAR. Sim, à primeira vista os alinhadores e aparelhos de contenção podem não parecer a coisa mais sensual do mundo, mas a verdade é que não têm de estragar os momentos mais românticos. Dependendo do quão confortável se sente com a pessoa, poderá ser mais fácil ser franco sobre a necessidade de tirar o seu aparelho.

– A fase do tratamento ortodôntico no adulto. Para os adolescentes, na fase jovem, até seus 20 e poucos anos, quando removemos um aparelho ortodôntico, a recomendação é que essa contenção fique por volta de dois anos, e depois remove-se a contenção para a pessoa não ficar a vida inteira de contenção.

R$ 750,00

Aparelhos de contenção
Após a retirada de aparelhos fixos, em especial, o paciente ainda deve passar por um período de observação, utilizando um aparelho de contenção até que o correto posicionamento dos dentes se estabeleça. O aparelho de contenção custa, em média, R$ 750,00.