Como saber se minha cirurgia está bem?

Perguntado por: udrumond . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno. No entanto, alterações no formato não significam, necessariamente, que os pontos se romperam. Essa pode ser uma das causas do abaulamento, mas não a única.

Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

O processo de cicatrização da ferida com perda de epiderme e derme é contextualizado dentro de quatro principais fases: hemostasia, inflamação, proliferação e remodelação.

Esse processo de cicatrização é relatado muitas vezes como sensação de peso, dor, fisgadas, em alguns casos até a limitação para alguns movimentos específicos. O que posso dizer é que “fisgadas” leves são esperadas e habituais no pós operatório e estão relacionadas ao processo de cicatrização.

Oito atitudes que podem atrapalhar sua recuperação após uma...

  1. Voltar à rotina muito cedo. ...
  2. Ficar na cama por muitas horas. ...
  3. Deixar de tomar os medicamentos prescritos. ...
  4. Alimentar-se ou ingerir líquidos de forma insuficiente. ...
  5. Fugir da fisioterapia. ...
  6. Retornar precocemente ao trabalho. ...
  7. Dirigir muito cedo. ...
  8. Automedicar-se.

Clinicamente, os sinais e sintomas sugestivos de infecção são dor, hiperemia local, mudança de odor e febre, além da presença de secreção purulenta - considerada como padrão ouro - desde que esta não se caracterize como uma reação localizada, no ponto cirúrgico25.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

O normal e esperado é que os pontos cirúrgicos estejam secos ou com pouco seroma. Assim como, aparecer “casquinhas” e começar a coçar. Não coce, use compressa fria!

É importante evitar movimentos bruscos, pegar peso e dirigir até a liberação médica, para não dificultar o processo de cicatrização e para que a recuperação seja rápida.

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  • Terapia por pressão negativa. ...
  • Laserterapia. ...
  • Ozonioterapia. ...
  • Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  • Curativos especiais. ...
  • Suplementação nutricional.

Quais as possíveis causas de cicatrização lenta? As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

Se o corpo não reabsorver o seroma e ele não for extravasado, ele pode endurecer por trás da pele. Nesse caso, se torna um seroma encapsulado, que prejudica a aparência da cicatriz.

Fase de reparo
A fase de maturação tem início no 21° dia e é a última do processo de cicatrização. Durante esse estágio, a densidade celular e a vascularização da ferida diminuem. Então, começa o processo de formação das fibras colágenas.

A fase de maturação ou remodelamento é caracterizada pela deposição organizada de colágeno. É a de maior importância clínica, no processo de cicatrização, pois é quando a ferida recebe maior suporte.

Os principais sintomas de uma lesão infectada são: secreção amarelada ou com mau cheiro saindo da ferida; agravamento da dor, vermelhidão e inchaço local; mudanças no tamanho e na cor do ferimento e em alguns casos, febre. O tratamento dependerá do tipo do ferimento do paciente.

As queimaduras, assim como outros ferimentos que resultem em perda de uma grande área de pele, podem formar uma cicatriz que repuxa as margens da pele ao redor, causando um processo chamado de contração.