Como saber se minha alma está ferida?

Perguntado por: edias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Algumas vezes, sentimos dores que, aparentemente, não são explicáveis, mas que também precisam ser tratadas e curadas. Isso é o que chamamos de feridas emocionais.
...
São elas:

  1. rejeição,
  2. injustiça,
  3. abandono,
  4. humilhação,
  5. traição.

Depois de conhecer o evangelho, descobri que todos nós temos feridas espirituais. Elas são causadas, assim como nossas feridas físicas, por negligência ou como resultado de violação de normas de segurança — neste caso, os mandamentos de Deus. São feridas que nem remédio nem cirurgia alguma pode curar.

Podemos considerar as feridas emocionais como sensações, pensamentos e memórias dolorosas advindas das necessidades emocionais não atendidas ao longo do desenvolvimento, podendo ser a falta de afeto, aceitação, autonomia, limites realistas, expressão genuína das emoções ou ainda espontaneidade.

Após Sua Ressurreição, Jesus se encontra com Seus discípulos. Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim. Eles estavam com aquele sentimento de culpa e um vazio na alma.

O Senhor cura os corações atribulados; ele enfaixa as feridas” (Sl 147,3) Corações atribulados, almas feridas... Não tem faltado gente a reclamar as dores da existência. Eis a grande preciosidade da fé: ela dá força para viver, restaura o ânimo, refaz a alegria.

Curar a sua vida significa te livrar da ilusão de que alguém, além de você mesmo, pode fazer a sua vida ser melhor. Todos somos responsáveis pela nossa própria cura. Estamos aqui para nos apoiarmos e guiarmos uns aos outros, mas não podemos fazer o trabalho duro para o outro.

A prevenção das doenças da alma está relacionada com a empatia - se colocar no lugar do outro. Sendo assim, adote um estilo de vida saudável com prática de atividades físicas prazerosas, separando tempo para o lazer e outro para a socialização com as pessoas.

Sofreu mais d'alma que da ferida. O sentimento que ele pos nos olhos e no rosto, não o sei eu. Porém a virgem lançou de si o arco e a uiraçaba, e correu para o guerreiro, sentida da mágoa que causara. A mão que rápida ferira, estancou mais rápida e compassiva o sangue que gotejava.

De acordo com a psicologia, há 5 feridas emocionais mais comuns. São elas: A humilhação, quando alguém ataca a dignidade de diversas maneiras, denegrindo o outro e causando feridas conscientes e subconscientes.

Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos.

Confira abaixo algumas formas eficientes para amenizar e até curar as feridas internas causadas no seu emocional.

  1. 1 – Descubra um lugar seguro em seu interior. ...
  2. 2 – Encontre força na natureza. ...
  3. 3 – Aprecia a beleza das coisas. ...
  4. 4 – Descubra o que te acalma. ...
  5. 5 – Olhe para você em profundidade.

A dificuldade em lidar com a rejeição atrapalha na construção de relações estáveis. Tem a ver com o sentimento de exclusão, de inadequação, de menos valor, de não se sentir bem-vindo em uma determinada situação e por isso ser colocado de fora.

Um comportamento que pode ajudar a vencer a rejeição familiar é aceitar que as pessoas são diferentes. Cada indivíduo tem as suas peculiaridades. Por isso, entenda a forma de amar de cada um. Nem todos sabem como demonstrar o que sentem explicitamente.

Cura interior é a cura das feridas emocionais, e é o processo da conscientização da nossa situação. Certas áreas da nossa vida precisam de um toque especial do Espírito Santo de Deus. A Palavra de Deus é uma fonte extraordinária, porque trabalha no íntimo do ser humano, trazendo a cura para a alma.

Ter uma atitude cordial; oferecer ajuda a alguém.

Feridas representam a perda da integridade da pele (ferimento) por causas externas (traumas ou cirurgias), ou por causas internas ou endógenas, relacionadas a doenças facilitadoras ou causadoras da ferida.