Como saber se meu tom de pele é quente ou frio?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Para saber, basta olhar para a parte interna do seu antebraço, como explicou o colorista Marcos Coraza em entrevista ao Uol Mulher: "se enxergar tonalidades de rosa e azul e suas veias parecerem azuladas, o seu tom de pele é frio. Já se predominar o tom amarelo, com veias esverdeadas, o tom da pele é quente".

O subtom quente está relacionado a pessoas que tenham veias verdes ou marrons à luz natural. As veias azuis ou violetas indicam o subtom frio. Agora, quando as veias ganham tons misturados de azul e verde, significa que o subtom da pele é neutro.

As cores quentes são o vermelho, o laranja e o amarelo. Elas transmitem uma sensação de calor, alegria e descontração. Já as cores frias são o azul, o violeta e o verde. Essas tonalidades emitem calma, tranquilidade e esperança.

As peles quentes em geral são amareladas, esverdeadas ou com o tom de oliva. Geralmente, ficam na média entre as claras e escuras, e costumam se bronzear com facilidade. Para realçá-las, aposte em tons metálicos dourados e tons terrosos.

A regra é simples – tons de pele quentes combinam mais com cores quentes e tons de pele frios, com cores frias.

O que é pele quente? Já a pele quente tem tons amarelados ou esverdeados (um tom de oliva). Estão ali entre as peles claras e escuras, e se bronzeiam ao sol com facilidade – lembrando sempre do cuidado com a pele no frio também, dica válida para crianças, mulheres e também para os homens.

Descobrir sua paleta de cores é possível com o site Colorwise.me. A ferramenta analisa os tons da sua pele, cabelo e olhos e revela quais são as cores recomendadas, que mais combinam com a sua aparência, e quais você deve evitar.

Como descobrir sua cartela de cores
Um consultor de estilo e imagem é o profissional mais indicado para realizar essa análise e descobrir sua coloração pessoal. No momento da análise, esse profissional conta com um espelho, luz natural e diversas amostras de tecidos, de cores diferentes.

Quem tem a pele fria, vai usar o azul, o verde, o rosa, o amarelo e o vermelho (e outras cores) em tons mais azulados, ou seja, com mais azul na composição.

"A pele mais fria é onde a gente consegue a maior paleta de cores de todas" conta. "Ela combina com qualquer cor de cabelo: tons claros, mais frios, tons quentes, marrons, ruivos, loiros acobreados..." explica.

Quais são as cores frias

  • Azul;
  • Turquesa;
  • Cíano;
  • Índigo;
  • Violeta;
  • Magenta.

São consideradas cores frias: violeta, azul e verde. São consideradas cores quentes: amarelo, laranja e vermelho. Círculo cromático dividido em cores frias e quentes.

Assim também acontece com as estrelas. Uma estrela azulada é mais quente que uma estrela amarelada ou avermelhada. A temperatura do Sol, uma estrela amarela, é de quase 6.000 graus Celsius! Mas, atenção: a parte colorida das estrelas é a parte que podemos ver no céu.

No grupo das cores quentes está o vermelho, o laranja e o amarelo. As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de calor, alegria e descontração. Enquanto no grupo das cores frias está o azul, violeta e verde. As cores frias passam a ideia de calma, tranquilidade e esperança.

Tudo vai depender do tom natural do cabelo também, se é mais escuro, claro, loiro ou acinzentado. Se for uma pele fria, em geral indica-se mechas frias. Quem tem pele fria com olhos frios, azuis por exemplo, o ideal é normalmente um cabelo com tom um pouco mais quente, como os dourados, mel.