Como saber se meu sobrenome é estrangeiro?

Perguntado por: aparaiso . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 6 votos

O Family Search é um site internacional, ligado ao maior acervo genealógico do mundo. Basta você fazer o seu cadastro nele e preencher os dados pessoais, bem como o nome, a data e o local de nascimento e casamento e, também, a data de falecimento de seus familiares.

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Descubra a origem do seu sobrenome: sites de busca

  1. Family Search. O Family Search é um site reconhecido internacionalmente, e está ligado ao maior acervo genealógico do mundo. ...
  2. Forebears. ...
  3. MyHeritage. ...
  4. Sobre Nomes – Genera. ...
  5. Ancestry.

Silva

O sobrenome Silva, o mais comum no Brasil, tem origem em Portugal. Significa "floresta" ou "Selva".

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.
Entretanto, seu sobrenome pode ser, sim, um ponta pé inicial para encontrar familiares e ancestrais pela Europa, por exemplo, o que torna mais real a possibilidade de conseguir a dupla cidadania.

Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país. Nesta lista, realizamos uma seleção com os nomes próprios masculinos e femininos mais peculiares que foram registrados por menos de 10 brasileiros e os sobrenomes mais raros que foram registrados por menos de 20.000 pessoas do Brasil.

A primeira forma, e a mais básica, é pelo seu sobrenome. Por passar de geração em geração, o seu sobrenome pode dizer qual a sua descendência. Sobrenomes como: Silva, Santos, Gomes, Sousa, Dias, Oliveira, são os mais comuns dos portugueses. A segunda forma de descobrir é fazendo uma breve pesquisa pela sua família.

II. O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.

Acesse o FamilySearch.org e visualize sua Árvore Familiar. Encontre um antepassado que tenha nascido antes de 1830. Selecione o antepassado e mude a visualização para Descendência. Para expandir os descendentes de seu antepassado, clique na seta próxima ao nome da pessoa, procurando por registros sugeridos à direita.

O Arquivo Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública é um dos sites mais completos para encontrar registros por descendência. Isso porque a plataforma disponibiliza os registros de inúmeras pessoas que emigraram para o Brasil, desde 1875.

Os primeiros sobrenomes de que se tem notícia são os patronímicos – nomes que fazem referência ao pai: Simão Filho de Jonas, por exemplo. Esse gênero difundiu-se bastante na língua inglesa, em que há uma grande quantidade de sobrenomes […]

O site Ancestry é uma ferramenta que permite descobrir a origem de seu sobrenome. Com acesso gratuito, ele oferece uma barra de pesquisa para apresentar dados detalhados sobre locais no mundo onde um sobrenome consta em registros históricos.

Listamos alguns sobrenomes que, apesar de populares, são os mais bonitos do país: Almeida; Alves; Barbosa; Batista; Castro; Duarte; Ferreira; Garcia.

Cavalcanti

A maior família brasileira é a Cavalcanti, de origem italiana, e não a dos Silvas, diferentemente, portanto, do que a maioria das pessoas pensa.

Tem direito à cidadania italiana todo descendente de italianos, nascido dentro ou fora da Itália, sem limite de gerações.

É possível que você tenha direito à cidadania italiana, mesmo com sobrenome Silva. Tudo depende da história da sua família e dos documentos que comprovem a origem dos seus antepassados na Itália. Imagine poder desfrutar dos benefícios de ser cidadão europeu, como acesso facilitado a empregos, estudos e viagens!