Como saber se meu sobrenome é de origem portuguesa?

Perguntado por: alessa . Última atualização: 30 de abril de 2023
4 / 5 12 votos

Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook. Alguns deles, como a Genealogia Portugal e o Genealogia Lisboa, podem ter bastante informação sobre os seus antepassados.

Existem várias formas de você saber suas raízes. As principais e mais eficazes são os sites de busca de sobrenomes e árvore genealógica e a conversa com familiares e amigos.

João e D. Carlota Joaquina. Nasceu em Lisboa, no Palácio de Queluz, a 12 de Outubro de 1798, recebendo o nome de Pedro de Alcântara Francisco António João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Serafim de Bragança e Bourbon.

Os Imperadores do Brasil, assim como os seus maiores, os Reis de Portugal, foram membros da Sereníssima Casa de Bragança, reinante desde 1640 e descendente do Rei Dom Afonso I, que em 1139 fundou o Reino de Portugal.

A resposta, em poucas palavras, é “não”! De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania. O interessado deverá iniciar uma série de procedimentos legais para a obtenção desse documento.

Os sobrenomes pesquisados podem ser de qualquer país, inclusive do Brasil. A ferramenta é bem simples: basta ir ao site e digitar o sobrenome desejado na barra de buscas. Em alguns segundos, a lista de resultados será exibida com a sua origem.

1. Silva. Ele não é apenas o mais usado no Brasil, mas é também em Portugal, país de origem de grande parte dos sobrenomes locais, dada a colonização. Um total de 5.073.774 pessoas têm esse sobrenome.

II. O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.

A primeira forma, e a mais básica, é pelo seu sobrenome. Por passar de geração em geração, o seu sobrenome pode dizer qual a sua descendência. Sobrenomes como: Silva, Santos, Gomes, Sousa, Dias, Oliveira, são os mais comuns dos portugueses. A segunda forma de descobrir é fazendo uma breve pesquisa pela sua família.

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.
Entretanto, seu sobrenome pode ser, sim, um ponta pé inicial para encontrar familiares e ancestrais pela Europa, por exemplo, o que torna mais real a possibilidade de conseguir a dupla cidadania.

Exames. Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Wilhelm Achilles chegou a Portugal no século XIX. Os seus descendentes criaram um império e cruzaram-se com os mais importantes clãs nacionais. Sempre pensaram descender do imperador alemão.

Os nomes e sobrenomes mais raros do Brasil. Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

A família real portuguesa aportou em Salvador, situada na capitania da Bahia de Todos os Santos, em 22 de janeiro de 1808.