Como saber se meu rim está infeccionado?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 16 votos

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

A infecção do rim é causada por um tipo específico de infecção do trato urinário que começa na uretra ou na bexiga e passa para os rins. Normalmente, a dor aparece com mais intensidade na região do fundo das costas. A infecção renal é considerada uma condição potencialmente grave, já que afeta um órgão vital.

Principais causas
A mais comum é a ascendente, descrita anteriormente, na qual bactérias adentram o organismo pela uretra, sobem até a bexiga e, depois, aos rins. Os microorganismos responsáveis nesses casos geralmente são E. coli, Pseudomonas, Proteus, Enterobacter e Klebsiella.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

A infecção urinária simples pode ser tratada com medicações como Sulfametoxazol-trimetoprim, Fosfomicina, Nitrofurantoína ou as Cefalosporinas. Os antibióticos da classe das quinolonas (ciprofloxacina e outros) devem ser evitados como primeira escolha porque os efeitos colaterais podem ultrapassar os benefícios.

Inchaço nas pernas ou no rosto. Cólica renal. Infecção urinária (ardor para urinar ou dor lombar associada a febre, urina com mal cheiro ou turva, dificuldade para urinar ou sentir vontade de urinar muitas vezes ao dia) Sangue na urina.

“Entre os principais sintomas que acusam problemas nos rins estão a presença de urina no sangue (hematúria), o aparecimento de espuma ao urinar, as dores na região lombar ou próxima aos rins, a frequente necessidade de urinar durante o sono noturno ou ausência de urina, além de indícios que também são comuns a outras ...

Qual exame devo fazer para saber se meus rins estão funcionando normalmente? É necessário fazer o exame chamado creatinina. Com esse exame, você vai saber como esse rim está depurando e funcionando.

De forma resumida, a principal diferença entre elas está na região do corpo humano que é atingida pela infecção: a cistite é ocasionada por bactérias na bexiga, a uretrite, como o nome indica, por problemas na uretra e a pielonefrite nos rins.

Rim dilatado: sintomas e possíveis complicações
Em quadros agudos de obstrução e rim dilatado, os sintomas são de dor lombar e ou abdominal intensa, náusea, vômito, diminuição da quantidade de urina expelida e infecção urinária que pode ocasionar em febre e hematúria (sangue na urina).

Os sintomas do rim dilatado variam de acordo com a causa, a duração e a localização da obstrução. O sinal mais comum é a dor na região lombar, que pode irradiar para a virilha. Nos homens, a dor tem reflexos no testículo e nas mulheres, no grande lábio – nos dois casos, o desconforto ocorre no mesmo lado da obstrução.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Pacientes com histórico de doenças renais já devem, naturalmente, evitar o consumo de proteínas de origem animal e vegetal. No geral, alimentos como carnes, ovos, leite e queijos podem conter um alto índice de proteína.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

A infecção pode espalhar-se do trato urinário para os rins ou, pouco frequentemente, os rins podem ser infectados através das bactérias na corrente sanguínea. Calafrios, febre, dor nas costas, náusea e vômito podem ocorrer.

Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I. É realizado por qualquer laboratório de análises clínicas, bastando que se faça a coleta da amostra de urina dentro de um prazo determinado - em geral, pela manhã, com a urina produzida à noite.

Veja como:

  1. Diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia.
  2. Beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade.
  3. Não fume e mantenha um peso adequado.
  4. Meça a sua pressão arterial.
  5. Cuidado na hora de utilizar algum medicamento.