Como saber se meu processador tem vídeo integrado?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 16 votos

Vá para a seção gráficos do processador e procure o nome dos Gráficos Intel. Se uma seção de gráficos do processador não estiver listada, seu processador não terá gráficos Intel integrados.

Isso significa que o Intel Core i5-11400 tem uma GPU integrada, que no caso é a placa de vídeo integrada Gráficos UHD Intel 730.

* Os processadores da INTEL da linha "F" não possuem vídeo integrado, tornando-se então obrigatório o uso de uma placa de vídeo no slot PCI-E, uma vez que as saídas de vídeo onboard da placa-mãe não irão funcionar.

A placa de vídeo integrada é embutida ao processador, de modo que a memória RAM total do CPU é compartilhada entre ela e os outros componentes do dispositivo.

Passo 1: Pressione a tecla 'Delete' imediatamente após ligar o equipamento para entrar na BIOS. Passo 2: Use as setas direcionais e escolha 'Advanced' menu > System Agent (SA) Configuration\Graphics Configuration > iGPU Multi-Monitor setting > Enable como indicado abaixo. Pressione a tecla "F10" para gravar e sair.

Como diferenciar
Esse últimos modelos utilizam uma nomenclatura com a letra “G” para sinalizar a presença de um processador gráfico embutido no pacote. Os Ryzen 3 2200G e Ryzen 5 2400G, por exemplo, fazem parte da linha de processadores da AMD com placa de vídeo integrada.

Os processadores Ryzen que têm a letra G no código têm processamento gráfico integrado, como é o caso do Ryzen 5 2400G, por exemplo.

Intel Core i3 9100 – a partir de R$ 1.118
O chip é o primeiro da lista a trazer gráficos integrados, neste caso o UHD Graphics 630, que é uma solução básica com frequência máxima de 1,1 GHz.

Um sufixo F sinaliza uma CPU que não possui gráficos integrados. Eles devem ser emparelhados com uma placa gráfica dedicada separada. O sufixo G designa uma CPU com gráficos integrados adicionais. Por exemplo, o processador Intel® Core™ i7-8809G no Intel® NUC NUC8i7HVK inclui gráficos Radeon™ RX Vega M GH.

Se você quiser exigir muito da sua máquina com jogos, processamento de imagens e vídeos, projetos 3D ou um PC para stream, a placa de vídeo dedicada é mais do que necessária. Agora, quem vai realizar tarefas básicas, como estudos ou a-ssistir filmes, pode ser feliz com a GPU integrada.

O i5 é um processador multipropósito que oferece um desempenho sólido em jogos, navegação web e tarefas básicas. O Intel Core i7 tem mais poder de processamento, sendo melhor para jogos de alta performance, criação de conteúdo, edição de arquivos multimidiáticos e aplicativos especializados.

Como é uma APU, o Ryzen 7 5700G foge a essa regra e vem acompanhado de uma placa de vídeo que, como vimos, tem performance suficiente para encarar games leves.

Desempenho do Intel i5 9400F em jogos
Considerando uma GPU que também é intermediária, como a GTX 1650, o usuário conseguirá rodar jogos como Dota 2, Fornite, LoL, CS:GO, Valorant, entre outros com os gráficos no Ultra.

no mesmo computador sim isso é possível e. inclusive elas podem ser de fabricantes diferentes homem. vídeo e uma MD por exemplo só que isso não serve para aumentar o desempenho em jogos normalmente se faz isso para utilizar o poder de processamento das placas de vídeo em.