Como saber se meu pendrive e MBR ou GPT?

Perguntado por: ofrutuoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

Pressione a tecla Windows + X e clique em Gerenciamento de disco. Encontre a unidade no painel inferior, clique com o botão direito do mouse nela e clique em Propriedades. Alterne para a guia Volumes. Ao lado de Estilo de partição, você verá o registro mestre de inicialização (MBR) ou a tabela de partição GUID (GPT).

1) No menu “Iniciar” clique com o botão direito do mouse em “Computador” e na sequência em “Gerenciar”. 2)No painel à esquerda, abra a categoria “Armazenamento” e depois clique em “Armazenamento de disco”. 3)Uma lista com suas partições será exibida.

normal escolher o esquema de partição que se encontra. aplicado no entanto é importante compreender. as diferenças portanto simplificando ao máximo em. computadores que possuem UEFI Você deverá optar pelo esquema GPT em computadores mais antigos que ainda usem navios na moda board deverá optar pelo esquema MBR.

Converter um disco MBR com o Gerenciamento de Disco

  1. Faça backup ou mova os dados do disco GGT antes da conversão.
  2. Exclua todas as partições e todos os volumes do disco GGT. ...
  3. Selecione e segure o disco GGT a ser convertido no formato MBR (ou clique com o botão direito do mouse sobre ele) e escolha Converter em Disco MBR.

exFAT

exFAT é o sistema de arquivos ideal para pendrives USB. Ele não possui o limite de tamanho de arquivo de 4 GB e é compatível com a maioria dos sistemas operacionais Windows e Mac.

No painel direito, localize o "Modo BIOS". Se o seu PC usa BIOS, ele exibirá Legacy. Se estiver usando UEFI, exibirá UEFI.

Para converter GPT para MBR usando o prompt de comando:

  1. list disk.
  2. select disk *
  3. clean.
  4. convert mbr.
  5. exit.

O que é GPT
GPT, GUID Partition Table, é o padrão mais novo em comparação com o MBR introduzido pela primeira vez como parte da iniciativa UEFI. Comparado com o esquema de particionamento MBR, é mais flexível e tem melhor compatibilidade com hardware moderno.

Para usar o Diskpart, o prompt de comando deve ser aberto. Isso pode ser feito 2 formas: Digitando “diskpart” na caixa “Pesquisar”, clicando com o botão direito do mouse em Diskpart nos resultados da pesquisa e selecionar “Executar como administrador”

Converter o disco básico em um disco dinâmico criaria o espaço para armazenar novos dados e aumentaria o desempenho do seu dispositivo. Isso pode ser feito no utilitário de gerenciamento de disco.

MBR significa “Master Boot Record”, é o método mais antigo de particionamento, permite a criação de até 4 partições primárias. O MBR é recomendado em sistemas operacionais mais antigos, até o Windows 8.1, e é a única opção em processadores de 32-bits.

USB bootável com o Rufus (MBR / GPT)

  1. Selecione o Pendrive.
  2. Clique no botão SELECIONAR para indicar o caminho da sua imagem ISO.
  3. Selecione MBR.
  4. Clique em Iniciar.

exFAT (Extended File Allocation Table) O exFAT foi criado para resolver os problemas do FAT32, porém mantendo a alta compatibilidade entre dispositivos.

Experimente a ferramenta de conversão MBR2GPT
Como uma abordagem alternativa, você pode usar a ferramenta MBR2GPT. EXE para converter o disco MBR no formato de partição GPT.

Ao contrário de uma tabela de partição MBR, o GPT armazena os dados sobre como todas as partições são organizadas e como inicializar o sistema operacional em toda a unidade. Desse modo, se uma partição for apagada ou corrompida, ainda será possível inicializar e recuperar alguns dos dados.

Digite as seguintes linhas de comando uma por uma e pressione Enter todas as vezes:

  1. diskpart.
  2. list disk.
  3. select disk 2 (substitua 2 pelo número do seu pendrive)
  4. list volume.
  5. select volume 10 (substitua 10 pelo número do volume do seu pendrive)
  6. format fs=ntfs quick (você também pode substituir NTFS por FAT32 ou exFAT)
  7. exit.