Como saber se meu parto vai ser normal pelo ultrassom?

Perguntado por: zcurado5 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

O médico analisa as condições da placenta e do líquido amniótico, assim como a posição do bebê dentro do útero, permitindo saber se será possível um parto normal ou se a cesárea será necessária.

Terceiro trimestre de gravidez
A ultrassom obstétrica marca esse período final do pré-natal.

Essa avaliação precoce por ultrassom supera a datação baseada na última menstruação (DUM) ou no exame físico, proporcionando estimativas mais precisas da idade gestacional e informações valiosas sobre o desenvolvimento fetal.

"Bebês que se aproximam de quatro quilos perto das 39 semanas é contraindicação relativa de parto vaginal", diz. "Mas se a mulher entra em trabalho de parto e evolui, tudo bem".

'O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez... Tome consciência, ame e respeite as mulheres do amor.

Através da Data da Última Menstruação
Para fornecer uma data aproximada mais exata, se utiliza um exame de ultrassom.

Na primeira, somamos 40 semanas ou 280 dias à data inicial do ciclo. Por exemplo: se o primeiro dia da menstruação foi 10 de março, somadas 40 semanas, teremos o dia 8 de dezembro como data prevista para o parto.

É possível o ultrassom errar a data da semana da gestação? Conforme as semanas vão avançando, a margem de erro vai diminuindo, então o ultrassom realizado até a 12ª semana pode ser menos preciso e acabar errando da data. Segundo o IBMED, até a 12ª semana a margem de erro é de 8%.

Na reta final da gravidez, a gestante deve se submeter a uma cardiotocografia, método biofísico não invasivo de avaliação do bem estar fetal.

OMS preconiza a realização de três exames ultrassonográficos na gestação: -Primeiro trimestre: entre 11 e 14 semanas. -Segundo trimestre: entre 20 e 24 semanas. - Terceiro trimestre: entre 32 e 36 semanas.

Este ultrassom é realizado entre a 32ª e 36ª semana da gravidez e, é quase tão emocionante como o primeiro. Uma das grandes diferenças que você encontrará, é que agora o seu bebê já tem cálcio nos ossos, por isso a informação visual que você terá não será tão detalhada como nos ultrassons anteriores.

Ou seja, na maioria das vezes o erro será de até 10% do peso estimado para mais ou para menos.

As semanas calculadas pelo ultrassom não coincidem com os cálculos baseados na DUM. Desse modo, os médicos obstetras orientam4 a seguir uma ordem de escolha, que pode ser: Ultrassom realizado nos primeiros três meses de gestação; Data da última menstruação (DUM);

ULTRASSOM OBSTÉTRICO MORFOLÓGICO:
Ele é um dos mais importantes, por conseguir verificar a formação dos órgãos e estruturas do bebê. Com o ultrassom obstétrico morfológico é possível detectar malformações.

Uma ultrassonografia. leia mais pode ser utilizada para determinar o tamanho do feto e calcular o peso fetal para confirmar o diagnóstico de bebê grande para a idade gestacional (GIG).

É bom que você saiba, que 98% das mulheres não dão à luz na data prevista, ou seja, o bebê poderá nascer 2 semanas antes ou depois dela.

Os fatores de risco para a macrossomia fetal são: obesidade materna, diabetes, história prévia de fetos macrossomicos, gravidez prolongada, ganho de peso materno excessivo durante a gestação, multiparidade e idade materna avançada.

Os primeiros sinais de trabalho de parto: Contrações
No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos.

Como é a dor do parto? Ela pode ser comparada a uma cólica menstrual intensa, mas não é constante. Como uma onda, tem começo, meio e fim e você pode relaxar nos intervalos. A intensidade varia conforme a sensibilidade do seu organismo.

'O corpo humano só pode suportar 45 unidades de dor, mas no momento do parto uma mulher suporta até 57 unidades de dor, isto equivale a 20 ossos quebrados todos de uma só vez... Tome consciência, ame e respeite as mulheres do amor. Só elas são capazes de suportar tanta dor'.