Como saber se meu pai tinha seguro de vida?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

No Susep, através do número de CPF da pessoa falecida, é possível identificar se existe algum seguro registrado no nome do falecido. Após consulta, caso seja identificado o seguro é necessário entrar em contato com a seguradora e dar entrada na documentação.

Através do número de registro do produto na Susep, a partir da máscara numérica 15414.6XXXXX/AAAA-DV, como também máscaras legadas de processos mais antigos, é possível visualizar todas as versões eletrônicas do produto. Selecione a versão correspondente à data de contratação ou renovação do plano.

Morte por causas naturais ou acidentais
No caso de morte natural ou acidental, a seguradora paga 100% do valor da indenização contratada. Esse valor varia conforme o preço pago pela apólice — que é chamado de prêmio.

Quanto tempo leva para receber seguro de vida na conta bancária? Segundo a determinação da Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão que regula as companhias de seguro brasileiras, a seguradora tem até 30 dias, contados a partir da data de entrega dos documentos, para fazer o pagamento.

Como saber se tenho valores a receber?

  1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
  2. Digite seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa para consultar se você tem valores esquecidos em bancos;
  3. Se sim, guarde bem a data que o sistema vai te informar.

É simples! Qualquer interessado poderá realizar a consulta pelo site valoresareceber.bcb.gov.br caso a consulta seja de uma pessoa física basta digitar os onze dígitos do CPF e a data de nascimento do falecido.

Se um parente seu veio a falecer e você precisa consultar o valor, saiba que isso é possível. Para isso, basta ter o CPF da pessoa em mãos e acessar os canais oficiais do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pela internet, que ficam no site da Caixa Econômica Federal.

Atendimento ao consumidor
O atendimento ao público permanecerá sendo realizado por meio do FALE CONOSCO e, enquanto durar a suspensão, a Susep disponibilizará contato por WhatsApp, por meio do número (21) 97684-7806.

Para consultar a sua apólice de seguro garantia você deverá acessar o site da seguradora que emitiu a apólice, ou o site da SUSEP. Os dados da apólice podem levar até 7 dias para constar no site da SUSEP.

Qualquer interessado, pessoa natural ou jurídica. Acesse o link, digite o nome da empresa ou o CNPJ e clique em "Consultar". A busca pode ser por apenas parte do nome ou do CNPJ, sendo que, no caso de busca por CNPJ, deste devem ser digitados somente os números (sem os pontos, o traço e a barra).

Os planos de Seguro de Vida Sênior têm as mesmas coberturas, apenas mudando no valor do Capital Contratado. Estão disponíveis os Planos com capitais de 25.000 e 50.000. Os dois planos contém Seguro Funeral com capital de R$ 8.000. O preço varia muito até chegar na idade limite (80 anos).

O preço médio do seguro de vida vai depender das coberturas contratadas, porém, é possível encontrar um seguro de vida, para garantir a segurança familiar, a partir de R $18,74 ao mês (valores de referência em junho de 2021).

Como requisitar o pagamento da cobertura em caso de morte? Vai depender do beneficiário. Se ele souber que o falecido tinha uma apólice de seguro de vida, basta entrar em contato com a seguradora com a certidão de óbito, CPF do titular e apólice em mãos para dar entrada no pedido de recebimento da indenização.

Herdeiros necessários: esposa, marido, filhos, netos, bisnetos, pais, avós, bisavós, etc; Herdeiros colaterais: quando não há descendentes ou ascendentes vivos, consideram-se os colaterais (irmãos, sobrinhos, tios, etc).

O segurado poderá consultar a situação cadastral de seu corretor de seguros, no site www.susep.gov.br, por meio do número de seu registro na SUSEP, nome completo, CNPJ ou CPF.

Vale a pena reforçar que o seguro de vida não cobre situações ou acidentes que ocorrem com o uso de entorpecentes, como drogas ilícitas. A ingestão dessas substâncias é de responsabilidade do segurado, salvo exceções onde existir a comprovação de estado de vítima, como ser drogado.

Já se perguntou se é possível resgatar o dinheiro do seguro de vida? Se o produto ativo for um seguro de vida resgatável, a resposta é sim! Essa modalidade é perfeita para quem quer ter um seguro de vida, porém manter a possibilidade de reaver parte do valor investido no pagamento da apólice.