Como saber se o nome está sujo no banco?

Perguntado por: imagalhaes6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Uma das maneiras mais simples de consultar se seu CPF está negativado é através do Serasa. Primeiro, a pessoa deve acessar o site do Serasa (https://www.serasa.com.br/) e entrar na página “Consultar CPF grátis”. Em seguida, será necessário realizar um cadastro e confirmar seu e-mail, caso ainda não tenha.

cinco anos

O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro. Para saber se seu nome está negativado no SPC basta consultar a situação do CPF pela internet ou se dirigir aos órgãos competentes.

Na plataforma, o cidadão pode ainda verificar com quais empresas consegue negociar sua dívida. Também é possível conferir se o nome está “sujo” pelo aplicativo “SPC Consumidor”, disponível no Google Play e na App Store.

Veja abaixo o que e SCPC e qual a principal diferença entre SPC e Serasa: As principais diferenças entre SPC e Serasa é que a primeira recebe a maior parte das informações sobre consumidores que devem no comércio e a segunda tem mais acesso para consultas sobre dívidas em instituições bancárias.

Como consultar contas e dívidas do seu CPF usando o Registrato do Banco Central. O Registrato é uma ferramenta gratuita do Banco Central que permite a consulta de contas, financiamentos e empréstimos ligados ao seu CPF ou CNPJ. A pesquisa é feita em poucos minutos e de forma gratuita.

Você pode acessar o seu SPC Score no portal do consumidor, ou através do aplicativo aplicativo SPC Consumidor. A consulta ao SPC Score é grátis, e você pode acessar quantas vezes quiser!.

Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou o aplicativo da Serasa, disponível para download no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem um cadastro, pode fazer o seu na hora. É rápido e você não paga nada.

Para que uma dívida passe para esse estado, ela precisa estar ativa há pelo menos 5 anos. Sendo assim, esse é o tempo disponível para você negociar e voltar a ser bem-visto no mundo dos credores. Após esse prazo, seu nome deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.

Uma dívida não desaparece após cinco anos, ela ainda poderá ser cobrada mesmo depois desse prazo. Quem a tem apenas deixa de ter seu nome negativado. Por isso é tão importante evitar a inadimplência e, caso ela ocorra, resolver a situação rapidamente com um acordo é o mais indicado.

Essa negativação costuma impactar no score de crédito e dificultar o acesso a cartões de crédito, empréstimos ou financiamentos enquanto o pagamento dos débitos não for realizado. Além disso, alguns bancos podem restringir o nome do devedor através de protesto da dívida em cartório de notas.

Como limpar seu nome em 4 passos

  1. Consulte seu CPF. O primeiro passo é descobrir quais são suas dívidas negativadas, qual o valor e qual empresa você precisa pagar. ...
  2. Negocie sua dívida. ...
  3. Faça seu planejamento financeiro. ...
  4. Cumpra com o combinado.

O que acontece quando o CPF é negativado? Ter um CPF negativado traz várias consequências para o titular do documento. Algumas das principais são: Ser impedido pedir empréstimos e financiamentos em instituições financeiras.

Significa que o nome e o CPF do consumidor estão negativados. A negativação da dívida, no entanto, não acontece do dia para a noite. Geralmente o credor envia aviso de que existe o débito e aponta um prazo para a regularização. Se esse prazo não for cumprido, a dívida vencida poderá ficar negativada.