Como saber se meu nome está no Cadin?

Perguntado por: uboaventura3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Para saber se o CPF ou CNPJ está inscrito no Cadin é preciso baixar o aplicativo SisbacenWeb, disponível apenas para computadores.

Score de crédito do contribuinte será impactado negativamente e não conseguirá obter empréstimos ou financiamentos em bancos públicos. O devedor será protestado em cartório e terá seu CPF negativado no Serasa e SPC e para limpar o nome precisará pagar a dívida e as custas do cartório.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

Contribuintes que estão no Cadin não conseguem ter acesso à Certidão de Regularidade Fiscal (Certidão Negativa de Débitos). Eles também serão impedidos de contratar financiamentos públicos como, por exemplo, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Acesse o portal REGULARIZE e clique em "Consultar Requerimento". Atenção! O Procurador da Fazenda Nacional poderá intimar o contribuinte, por meio da Caixa de Mensagens do REGULARIZE, para apresentar informações complementares ao requerimento. Por isso, fique atento à Caixa de Mensagens e aos prazos.

Prazo: O governo tem cinco anos para pedir a execução de uma dívida. Após esse prazo, a dívida prescreve e o contribuinte não pode mais ser cobrado.

cinco anos

DECISÃO: Ação para cobrança de divida tributária prescreve em cinco anos contados da constituição definitiva do débito.

DER/SP: Cadin Estadual. O Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais - Cadin Estadual registra o nome das pessoas físicas e jurídicas que possuem pendências com o DER/SP e os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual direta e indireta.

Dívida Ativa e Cadin

  • Arrolamento judicial.
  • Escritura pública.
  • Inventário judicial.
  • Sobrepartilha/Variação patrimonial.

As instituições financeiras responsáveis pelo registro de dívida ativa no CADIN são, em geral, os Bancos Públicos brasileiros. Nessa lista figuram, por exemplo, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, além do Banco do Brasil, Banco Nordeste do Brasil e o Banco da Amazônia.

O que é? O Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN) é um banco de dados onde estão registrados os nomes de pessoas em débito para com órgãos e entidades federais.

Pelo site ou app do Serasa
Acesse https://www.serasa.com.br/ e clique em "Consultar CPF e score grátis" Faça login ou cadastre seu CPF no sistema. Clique em "Meu CPF" e verifique se há pendências, que estão separadas entre dívidas, protestos, cheques sem fundo, falências e ações judiciais.

Veja o passo a passo de como ver o seu CPF negativado e possui o nome na lista de proteção ao crédito:

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Clique em “Consultar CPF grátis”;
  3. Cadastre-se, caso ainda não tenha;
  4. Se precisou cadastrar, confirme seu e-mail;
  5. Entre com seu login e senha;
  6. Clique em “Meu CPF” e confira se há pendências.

Para saber a situação do CPF, o interessado deve acessar o site da Receita Federal, informar o número do CPF e a data de nascimento. Será emitido um comprovante da situação cadastral do cidadão.

Acesse esse relatório pelo Registrato com Conta gov.br, nível prata ou ouro. O Relatório de Dívidas Inscritas no Cadin Federal informa se você possui dívidas com órgãos públicos federais inscritas nesse cadastro.

Para realizar a consulta de uma dívida ativa é necessário entrar em contato com o Ministério ou Secretaria da Fazenda da sua região. A consulta é simples e pode ser feita pela internet. Geralmente, o órgão responsável entra em contato com o devedor para informar sobre os débitos e enviar uma intimação de pagamento.

As dívidas com bancos, como cartão de crédito ou empréstimos não pagos, prescrevem em cinco anos. O prazo máximo que o CPF e o nome do devedor ficam negativados também é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

Em cinco anos, prescrevem as dívidas contraídas por instrumento público ou particular. Vale lembrar que as dívidas só prescrevem se nunca tiverem sido cobradas. Ou seja, se você está sendo cobrada por uma dívida, ela nunca irá prescrever.

O comunicado CADIN emitido para informar pendências referentes a multas de trânsito já vem com DAMSP (Documento de Arrecadação do Município de São Paulo) impresso na parte inferior. Esse documento de pagamento possui como valor a soma de todas as pendências do comunicado.