Como saber se meu nome está envolvido em algum processo?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Em Certidões Eletrônicas, é possível pesquisar se é réu em algum processo na Justiça Federal. Basta digitar o nome completo e o CPF.

Para realizar a busca, insira o número do processo ou o nome desejado e nosso sistema exibirá todas as publicações presentes no site, por ordem de relevância. Este botão tem a função de atualizar e acompanhar automaticamente o processo.

Pesquisa por data
Para conjugar Data de autuação com Nome da parte ou Nome do advogado na mesma pesquisa, é necessário primeiro fazer a busca pelo nome (de preferência no critério “Contém”) e, em seguida, refinar a busca (botão na parte inferior da página de resultados).

Todavia, diante da nossa experiência, baseando-se em mera expectativa, acreditamos que um processo judicial pode demorar em média de 6 meses a 2 anos. Quando falamos em 6 meses é justamente quando o devedor é citado da ação judicial e entra em contato para realização de um acordo. Isso é muito comum.

Como consultar processo no Tribunal de Justiça de SP

  1. 1 - Consulta pelo número de processo:
  2. 2 - Consulta pelo CPF. Caso você não possua o número do processo é possível realizar a consulta pelo número do seu CPF, para isto entre no site: https://esaj.tjsp.jus.br/cpopg/open.do.

Cabe então requerer uma certidão aos órgãos encarregados da investigação criminal (Polícia Judiciária ou Ministério Público) para que indiquem se há menção ao seu nome em algum inquérito policial ou procedimento investigatório criminal. É o que garante o artigo 5º, XXXIV, “b”, da Constituição.

A primeira opção para quem deseja consultar a existência de antecedentes criminais sobre uma pessoa é acessando o site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O portal é bem simples e objetivo, e com ele é possível emitir o atestado imediatamente.

R$29,00

O valor da assinatura do Jusbrasil PRO é de R$29,00/mês. O pagamento é realizado exclusivamente através de cartão de crédito e a assinatura renovada mensalmente de forma automática no cartão cadastrado.

É possível consultar processo pelo nome?

  1. Acesse o site do Tribunal de Justiça do estado onde tramita o processo ou acesse o JusBrasil;
  2. Clique em processos e depois em acompanhamento processual;
  3. Selecione consultar por nome da parte, seja o nome do autor ou do réu;
  4. Insira o nome completo e clique em pesquisar.

Para consultar a intimação, o contribuinte deve acessar o serviço Consulta Intimação, disponível em Restituição e Compensação, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte).

2.4 Pesquisa de andamento processual
Acesse http://www.stf.jus.br – Processos – Acompanhamento Processual. Pessoalmente no Edifício Anexo II, Bloco “A”, Térreo. Por telefone (61) 3217-3000.

Se você realizou uma solicitação de privacidade de informações pessoais e continua visualizando o seu nome no site do Jusbrasil, pode ter ocorrido o seguinte: você não indicou todas as páginas em que seu nome aparece. Você deverá reportar todas as páginas em que conste o seu nome ou informação pessoal no site.

Uma dívida caduca é aquela que ultrapassou o prazo de 5 anos e, por isso, não pode mais gerar negativação. Se a dívida foi contraída há mais de 5 anos e não foi paga, o consumidor não pode continuar com o “nome sujo” por causa dela.

A prescrição acontece em 3 anos nos casos de títulos de crédito. Assim como na “restituição dos lucros ou dividendos recebidos de má-fé”, pagamento de juros, dividendos ou prestações acessórias e pagamento de título de crédito, segundo o Código Civil.