Como saber se meu marido tem TDAH?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 20 votos

Dificuldade de concentração. Tendência para se distrair facilmente. Dificuldade em concluir tarefas importantes a tempo. Ficar tão absorvido em algo que o resto do mundo desaparece.

Não aceite ser a mãe/pai do portador de TDAH, não seja seu escravo pessoal, ele precisa aprender a ser responsável com a própria vida; Nunca aceite abusos físicos ou verbais. O outro precisa aprender a lidar com a impulsividade e raiva e respeitar o parceiro.

Pessoas com TDAH podem não ter muita autoconsciência, logo, podem ter dificuldade em perceber a impressão que estão transmitindo a outras pessoas ou como seu comportamento contribui para os problemas que estão vivendo em seus relacionamentos.

Dessa forma, pessoas que têm relacionamentos com pacientes com TDAH reclamam constantemente de se sentirem deixadas de lado, ou até mesmo ter que lidar com todas as questões da vida a dois sozinhas.

Entenda que a pessoa com TDAH frequentemente se sente culpada e envergonhada por todas essas dificuldades, e por te deixar esgotado(a) por ter que lidar com isso. Caminhem juntos para buscar soluções. Se você identifica esses sintomas em alguém que você ama, não o abandone, busque ajuda.

5 Dicas para lidar com adultos com TDAH

  1. 1 – Incentive a pessoa a atingir seus objetivos. Muitas vezes tarefas simples podem ser difíceis para quem tem TDAH. ...
  2. 2 – Simplifique as tarefas. ...
  3. 3 – Tenha paciência. ...
  4. 4 – Aceite o que é possível, no tempo da pessoa. ...
  5. 5 – Acredite nela!

O que se sabe atualmente é que o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade tem uma forte influência genética, o que significa que há uma tendência para que ele seja transmitido de pais para filhos. Mas o TDAH não é um transtorno hereditário no sentido de que é causada por um único gene.

O relacionamento a dois do portador de TDAH é muitas vezes uma prova de paciência para ambos: ao portador cabe um grande esforço para tentar vencer as limitações impostas pela enfermidade, e o parceiro precisa ter paciência redobrada para lidar com a desatenção crônica a os esquecimentos freqüentes.

Portanto, pessoas com esse transtorno podem ser tão criativas, obstinadas e empáticas quanto qualquer outra, desde que realizem o tratamento adequado ou em alguns casos, treinamentos que levem ao desenvolvimento de habilidades.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Psiquiatra especializada no assunto, ela sugere que distúrbios de sono podem ser a causa de alguns diagnósticos de TDAH. Embora ainda não haja uma base científica para esta possibilidade, Sandra Kooij explica que “parece cada vez mais provável que esse seja um elemento importante”.

Entre os adultos com TDAH, é mais frequente a agressão verbal que a física. Casos de agressividade também são menos frequentes nesse grupo, porque eles tendem a ser menos impulsivos que as crianças. Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade geralmente ocorre em conjunto com outros distúrbios.

O adulto com TDAH frequentemente sofre de oscilações do humor que podem ser pequenas contrariedades ou mesmo ocorrências menores, sem importância, do cotidiano.

O TDAH não é o fim do mundo, embora às vezes você possa sentir como se fosse. Certos indivíduos com esse distúrbio o enxergam da mesma forma que quem não é acometido pelos sintomas o vê: inconveniente, frustrante e incapacitante.

Cerca de 30% das pessoas diagnosticadas com TDAH também têm depressão.

Impacto do TDAH na vida humana
Os pacientes têm grande dificuldade em prestar atenção em detalhes e em atividades que exigem organização. Os sintomas de TDAH geram ao paciente muitas dificuldades para fazer as coisas no dia a dia.

Pode ser que se trate de um caso de Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). Diferente do TDAH, o TDA se caracteriza exclusivamente pela desatenção e problemas relacionados à memória, atenção, desorganização e concentração. Ou seja, não há a presença dos sintomas associados à hiperatividade.

Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em focar no trabalho durante 8 horas por dia, e pessoas com uma hiperatividade maior podem ter dificuldade em profissões que exigem ficar parado ou sentado durante muito tempo. Não raramente, pessoas com TDAH vivem mudando de emprego, nunca conseguindo consolidar uma carreira.

Evidências apontam que a carência de zinco no organismo pode afetar o desenvolvimento cognitivo. Esse nutriente é primordial para o crescimento, função imunológica e desenvolvimento neurológico. Inclusive, diversas pesquisas sugerem a associação dos baixos níveis de zinco a uma piora nos sintomas do TDAH.

As crianças com TDAH são bastante inquietas. A criança distrai-se com facilidade. A criança é inquieta, apresentando com frequência o agitar das mãos, pés e dificuldade de permanecer sentado. A criança apresenta dificuldade de seguir instruções.