Como saber se o imóvel tem laudêmio?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4 / 5 4 votos

Se você quer descobrir se está sujeito ao pagamento do laudêmio, o primeiro passo é consultar a Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Muitos imóveis em que há a cobrança do laudêmio estão em terrenos pertencentes à Marinha do Brasil.

Embora pareça não ser uma tarefa fácil, é possível saber se existe alguma casa, apartamento ou terreno registrado em seu nome. Para isso, é preciso emitir uma certidão negativa de propriedade imobiliária em um cartório de registro de imóveis. Existe ainda o Cartório Distribuidor de Escrituras no Fórum de cada cidade.

Entre em contato com um Cartório de Registro de Imóveis da sua cidade, informe o endereço completo e pergunte pelo número da matrícula. Os CRIs são responsáveis por arquivar e realizar alterações nas matrículas de imóveis, logo possuem essa certidão com todas as informações.

É preciso verificar que a propriedade está no nome do vendedor e se existem pendências. Para isso, solicite a matrícula atualizada no Cartório de Registro de Imóveis. Nesse documento, você verá todo o histórico da propriedade, dívidas de alienação, possível penhora, etc.

O laudêmio só precisa ser pago caso haja uma transação onerosa, o que acontece quando um imóvel é vendido a um comprador. Caso a transmissão se dê por herança ou doação, o valor não deve ser cobrado.

Qual a diferença entre laudêmio e foro? A diferença entre laudêmio e foro é o pagamento. O primeiro é um valor pago uma vez a cada ato de transferência de imóvel sob o regime de aforamento. O segundo é cobrado anualmente.

Para consultar a matrícula de imóvel online, você pode realizar uma pesquisa no site Registradores. No portal, você deverá criar um login de usuário e senha para conseguir ter acesso às informações. Em seguida, identificar o Cartório de Registro de Imóvel competente, cidade ou estado e número da matrícula do imóvel.

É possivel realizar uma Consulta / Pesquisa de bens imóveis pelo nome e CPF/CNPJ? Para efetuar a pesquisa o usuário deverá selecionar o Estado e informar o CPF ou CNPJ a ser pesquisado. A pesquisa será realizada em todos os Cartórios de Registro de Imóveis do Estado selecionado.

Se você não sabe quem é o dono de um determinado imóvel ou apenas quer confirmar essa informação, vá ao Ofício (cartório) de Registro de Imóveis responsável pela localidade ou bairro do imóvel que você deseja pesquisar e peça uma certidão da matrícula pelo endereço do imóvel pesquisado ou pelo próprio número de ...

Para verificar se sobre um imóvel existe o gravame da indisponibilidade, o interessado deve comparecer ao cartório de registro de imóveis competente (aquele da localidade do imóvel) e pedir uma certidão da matrícula do imóvel. Neste documento é possível verificar todo o "histórico" daquele imóvel.

Para saber quem é o dono do imóvel basta verificar a matrícula, transcrição ou inscrição, arquivada no Cartório de Registro de Imóveis, que pode ser consultada pelo seu endereço completo, caso não se saiba o número da matrícula.

O pedido da escritura imobiliária deve ser feito pelo portal e-Notariado https://www.e-notariado.org.br/ no computador ou baixar o aplicativo desenvolvido pelo Colégio Notarial do Brasil (CNB) no celular, preencher os dados básicos do imóvel, do vendedor e do comprador e enviar para o tabelionato de sua preferência.

Você pode ir ao banco e perguntar, pedir documentos e saberá. Caso a instituição bancária imponha alguma dificuldade, você pode ir até o Cartório de Registro do seu imóvel e pedir uma certidão do bem.

Para obter, basta comunicar ao cartório na hora de fazer o documento, além de comprovar que a pessoa em questão possui esse direito.

Isso inclui a escritura, certidões negativas, comprovantes de pagamento de impostos e taxas, entre outros documentos relevantes. É importante garantir que não haja dívidas, pendências jurídicas ou obrigações não quitadas que possam ser transferidas para você como comprador.

Confira abaixo alguns sites que fazem essa busca de registro de imóveis nos cartórios brasileiros:

  1. Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis (essa é uma ferramenta governamental que unifica a pesquisa de bens pelo CPF, entre outras pesquisas)
  2. Cartório 24 Horas.
  3. Certidão Online Brasil.

De Secretaria Especial de Comunicação
Para realizar a consulta, é simples. Com o número do IPTU em mãos (o SQL), basta acessar portal Meu Imóvel Regular - criado justamente para orientar os munícipes a respeito da Lei de Regularização – e conferir a lista de imóveis regularizados de forma automática.