Como saber se meu filho vai nascer com cabelo liso?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado. O que determinará o tipo de cabelo da criança é o gene dominante, ou seja, qual dos dois genes, da mãe ou do pai, prevalecerá.

Os cabelos também sofrem com o avanço da idade. Por volta dos 45 anos, os fios começam apresentar alguns sinais de envelhecimento como, por exemplo, aspereza, ressecamento e quebra, fios ralos, frágeis e indisciplinados, cabelos sem brilho e com perda da cor.

O cabelo cacheado pode ficar liso com o tempo? O que pode fazer com que cabelos cacheados se tornem lisos é a exposição a tratamentos químicos e calor, como chapinha e secador, que podem ser capazes de alterar a estrutura dos cachos.

O cabelo definitivo dos bebês costuma se manifestar por volta dos 6 meses de vida. Inclusive, junto com a coloração do cabelo, são duas características distintivas que são determinadas após um processo irregular e prolongado. Cada pequeno será diferente e lidará com momentos diferentes.

Durante os próximos seis meses, a cor da pele do recém-nascido muda e a verdadeira cor da pele do bebê se desenvolverá. Independente da aparência que ela tinha no nascimento.

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

Se os pais tiverem um dos avós com olhos azuis, as chances de terem um bebê de olhos azuis sobem um pouco; 4. Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro tem olhos azuis, as probabilidades são maiores da criança ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós; 5.

É possível ver pelo o ultrassom os fiozinhos formados “mergulhando” entre o líquido e a cabecinha. A maior parte dos bebês tem pouco cabelo, então vemos apenas vislumbres durante o exame. De qualquer forma, os bebês podem sofrer quedas de cabelos por volta de 3 meses, é normal e bem comum.

Existe uma teoria afirmando que a velocidade e a ordem em que as células se subdividem dentro do folículo é que determinam a natureza do cabelo: liso ou crespo. Se as células se subdividirem ao mesmo tempo e em ritmo constante, o cabelo será liso.

De volta ao cabelo alisado
Na prática, a volta para o cabelo liso é bem mais simples, talvez por isso algumas pessoas resolvam desistir e voltar a alisar. Mesmo após alguns meses sem fazer química, já com a raiz natural à mostra, para voltar aos lisos é só fazer o procedimento de química novamente.

Corte em camadas para ficar mais jovem
Para rejuvenescer e suavizar os contornos do rosto, nada melhor do que apostar num corte em camadas, seja no cabelo liso, crespo, ondulado ou cacheado. As camadas conferem movimento e leveza ao visual como um todo e estão super em alta em 2022.

Tipo 1 = liso
63% das brasileiras desejam ter esse tipo de fio, mas apenas 18% nascem com esse tipo.

A cor e o tipo do cabelo são determinados por herança monogênica (um gene da mãe associado a um gene do pai). O gene dominante predomina e caracteriza-se por cabelo castanho ou vermelho, ondulado ou encaracolado.

Cabelos lisos são típicos de etnias mongólicas, orientais, esquimós e indígenas.

Muitas mamães e papais ainda acreditam na famosa lenda de que não deve cortar o cabelo do bebê até que ele complete um ano de vida, porque os fios perderão força ou demorarão mais para se desenvolver. Mas como vivemos em um mundo moderno, é claro que não devemos acreditar em premonições infundadas.