Como saber se meu filho é muito inteligente?

Perguntado por: llopes . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Como saber se meu filho tem inteligência acima da média?

  1. Memória surpreendente. Um dos sinais claros da superdotação é uma memória que causa espanto entre amigos e familiares. ...
  2. Alfabetização autodidata. ...
  3. Falta de foco. ...
  4. Caos nas tarefas do dia-a-dia. ...
  5. Perfeccionismo.

Por meio de técnicas de contraste e ressonâncias eletromagnéticas, os neurocientistas já conseguiram confirmar que o cérebro de um superdotado funciona de forma distinta. Sabe-se que o córtex cerebral desses prodígios é menor que a média na infância, mas aumenta e se sofistica ao se aproximar da adolescência.

Exatamente o que acontece com os portadores de TDAH, que sofrem simultaneamente com problemas para dormir, ao mesmo tempo que reclamam de sono e cansaço excessivos. Um é consequência do outro. O que acontece é que o cérebro precisa recarregar, como as baterias do carro.

Uma criança com TDAH tem capacidade em aprender normalmente, como qualquer outra criança. Assim sendo, ela não precisa de suporte diferenciado em termos de estratégias de aprendizagem.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra).

Elevada habilidade e desempenho em uma área do domínio ou capacidade humana (demonstração de alta habilidade artística, de dança, de esporte; demonstrações precoces e bem acima da média). Elevado nível de dedicação à tarefa (comportamento de dedicação, vontade de vivenciar sozinho, “andar com as próprias pernas”)

Principais características dos superdotados
Capacidade acima da média; Criatividade; Comprometimento com a tarefa.

Crianças superdotadas têm desenvolvimento acima da média e aprendem coisas sozinhas; diagnóstico precoce é fundamental para o acolhimento. A criança superdotada tem capacidade de aprender muito acima do comum para sua idade. Ela aprende sozinha, de maneira mais rápida e com menos explicações.

Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna. Consequentemente, diante deste quadro, pode ocorrer piora dos outros sintomas do TDAH.

As crianças portadoras de TDAH apresentam dificuldades para manter a atenção no mundo real, e por isso precisam de uma rotina que lhes estimule a pontualidade e a organização.

Alem disso, jovens com TDAH frequentemente não dormem bem: 55% acordam com a sensação de 'estar cansado', mesmo após dormir 8 horas ou mais. De fato, uma das maiores queixas dos pais de crianças/jovens com TDAH é a dificuldade em acordá-los de manhã.

Déficit de atenção

  1. Desatenção a detalhes e erros;
  2. Dificuldade em sustentar atenção; parece não ouvir;
  3. Dificuldade com instruções, regras e prazos;
  4. Desorganização;
  5. Evita/reluta tarefas de esforço mental;
  6. Perde, esquece objetos;
  7. Alta distração;
  8. Não automatiza tarefas do cotidiano.

Características positivas do TDAH. Claro que todos precisam buscar os meios de lidar com as dificuldades do TDAH, além de reforçar as características positivas do transtorno, como o senso de criatividade elevado, a intuição aguçada e a velocidade de raciocínio.

Um diagnóstico de TDAH leva tempo
TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.