Como saber se meu fígado está sobrecarregado?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.5 / 5 9 votos

Os principais sintomas e sinais de problemas no fígado são:

  1. Dor na região superior direita do abdômen;
  2. Enjoos ou tonturas frequentes;
  3. Dor de cabeça recorrente;
  4. Cansaço fácil e sem razão aparente;
  5. Facilidade em ficar com manchas roxas;
  6. Peles ou olhos amarelados;
  7. Urina escura;
  8. Perda de apetite;

Outra condição que causa inflamação no fígado é o acúmulo de gordura no órgão, relacionado à má alimentação, obesidade e consumo excessivo de álcool, entre outros. É a chamada esteatose hepática. Indivíduos que têm síndrome metabólica, que é a associação de diabetes, hipertensão e obesidade, são mais propensos.

3ª semana. O consumo excessivo de álcool contribui para a elevação de gordura no fígado. A partir da terceira semana sem consumir a substância, o órgão começa a se regenerar, reduzindo a inflamação.

Comer bem e praticar exercícios. Para quem está acima do peso, o importante é perder algum peso. Poderá melhorar a saúde do fígado e até mesmo curar alguns tipos de doença hepática em estágio inicial. O exercício regular é ótimo se o peso é ou não um problema.

As principais formas de desintoxicar o fígado são:

  1. Ingerir alimentos desintoxicantes. ...
  2. Beber sucos detox. ...
  3. Tomar chás detox. ...
  4. Beber água diariamente. ...
  5. Praticar atividade física regularmente. ...
  6. Dormir de 7 a 9 horas por noite. ...
  7. Evitar alimentos inflamatórios.

A dor no abdômen, especialmente na parte de cima e do lado direito, também pode ser um sinal de problemas no fígado. Muitas vezes, a dor abdominal pode se estender para as costas (na região abaixo das costelas) ou resultar ainda em inchaço, ardor ou até mesmo febre.

Chá de boldo é bom para o fígado:
O boldo é uma planta com propriedades diuréticas e digestivas, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado. Ademais, ajuda a eliminar toxinas do corpo e pode ser consumido duas vezes por dia.

Quais são os sintomas de gordura no fígado?

  • fadiga mesmo após descanso;
  • mal-estar;
  • aspecto amarelado na pele;
  • dor no lado direito superior do abdômen;
  • dor abdominal;
  • enjoo, às vezes.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

vitamina C

Estudos mostram que alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes podem ser recomendados para manter a saúde hepática em dia. Por isso, podemos citar a vitamina C e a vitamina E como bons nutrientes para o fígado7 8.

Além do alto teor de açúcar em sua composição, os refrigerantes e as bebidas energéticas são ricas em frutose ou em xarope de milho, aumentando o consumo de carboidratos. O excesso dessas substâncias pode aumentar o risco de infecções no fígado.

Yoga ou Pilates: essas atividades ajudam a alongar o corpo e a melhorar a flexibilidade, além de ajudarem a reduzir o estresse, o que também pode contribuir para a perda de gordura visceral.

Uma boa detox demora em média de 7 a 10 dias, assim o organismo consegue absorver todos esses nutrientes e recuperar seu funcionamento. Vale lembrar que essas dicas não substituem a consulta médica para o diagnóstico adequado. Compartilhe com quem precisa ler esse post! Tem alguma dúvida?

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

O tipo de suco detox ideal para quem busca cuidar do fígado precisa conter ingredientes como espinafre, a couve, salsão, limão, cenoura e beterraba. Esses ingredientes podem reduzir o estresse oxidativo que o órgão sofre devido ao acúmulo de gordura, protegendo-o de possíveis danos.

Alguns remédios caseiros que ajudam no tratamento de problemas no fígado são:

  • Chá verde. ...
  • Chá de boldo. ...
  • Suco de beterraba com limão. ...
  • Chá de alcachofra. ...
  • Suco de abacaxi com cúrcuma. ...
  • Chá de cardo-mariano. ...
  • Infusão de jurubeba.

Para evitar sobrecarga no órgão, o ideal é desintoxicar. O processo consiste em consumir muita água e manter uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango. Além disso, sucos que incluem verduras como a couve podem ajudar nessa desintoxicação.

A presença de gordura no fígado geralmente não causa sinais perceptíveis. Geralmente, não há sintomas nos estágios iniciais, então você provavelmente não saberá que tem, a menos que seja diagnosticado durante exames realizados por outros motivos.

A gordura no fígado tem cura e pode ser promovida quando o indivíduo segue as instruções do seus médico para levar um estilo de vida mais saudável, de forma que garanta sua qualidade de vida.

6 CHÁS BONS PARA COMBATER A GORDURA NO FÍGADO

  1. Chá verde. O chá verde, também chamado de Camellia sinensis, ajuda no combate à gordura no fígado diante de suas propriedades antioxidantes. ...
  2. Chá de gengibre, cacau e canela. ...
  3. Chá de alcachofra. ...
  4. Chá de alho com limão. ...
  5. Chá de manjericão com alecrim. ...
  6. Chá de cardo-mariano.

Os alimentos que ajudam a manter a saúde do fígado costumam ser frutas e vegetais. Gorduras, alimentos ultraprocessados e frituras em excesso precisam ser eliminadas do dia a dia. Alimentos podem ajudar, mas também é possível manter o fígado em bom estado parando de fumar, praticando exercícios e tomando vacinas.