Como saber se meu FGTS foi depositado na conta?

Perguntado por: ezagalo . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

R: O empregador deve realizar o depósito do FGTS até vigésimo dia de cada mês. Caso se verifique que em determinado mês não houve recolhimento, mesmo passado o prazo, já é possível entrar com ação para pedir os recolhimentos judicialmente.

Site da Caixa Econômica
Preencha os campos com seu número PIS/NIS e coloque a senha; Clique em “acessar”; Procure a opção “FGTS e serviços ao cidadão”; Clique em “Extrato” para conseguir visualizar as informações.

Assim, “ausência ou irregularidade no recolhimento das contribuições para FGTS não impede o recebimento do benefício do seguro-desemprego, em vista de não se configurar a responsabilidade do empregado pelo correto cumprimento da obrigação”, concluiu a desembargadora.

Funciona assim: quando o empregador demite sem justa causa, o trabalhador tem o FGTS disponibilizado para saque. O valor disponível não é apenas o montante acumulado referente ao tempo em que o funcionário trabalhou na empresa, a ele também é acrescida uma multa rescisória de 40%, que é aplicada sobre o saldo do FGTS.

O extrato do FGTS pode ser visualizado no Caixa Tem da seguinte maneira:

  1. Acesse o aplicativo com CPF e senha cadastrada;
  2. Na página inicial vá até a área de “saldos”;
  3. Ao acessar a página de saldos, o usuário poderá acessar a opção “extrato”;

Para você verificar se o valor foi depositado, basta acessar a opção Extrato ou Mostrar Saldo. Após confirmado o depósito, o valor fica disponível em sua conta. Você também pode receber dinheiro no seu CAIXA Tem de outra conta CAIXA.

Ao acessar o Aplicativo do FGTS, basta indicar uma conta da Caixa ou em outra instituição bancária para receber os valores, que serão depositadas em conta após 5 dias úteis. O trabalhador consegue ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.

O valor estará disponível em conta após 5 dias úteis. O trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.

Para o trabalhador com conta bancária de qualquer Instituição Financeira cadastrada no APP FGTS o dinheiro entra de forma automática na sua conta bancária em até 5 dias úteis após o débito da conta do FGTS.

Infelizmente não há um horário definido pela Caixa, mas é costume que seja até as 16h do dia. Dessa forma, fique atento ao horário, mas tenha em mente que não é um horário exato e por isso espere o prazo de cinco dias para ir atrás dos seus direitos caso seja necessário.

Para tirar o extrato do FGTS no caixa eletrônico, é preciso ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Como saber se a multa rescisória foi depositada? Uma vez depositada a multa rescisória você pode sacar os valores disponíveis. Existem várias opções para isso, mas a mais prática corresponde à movimentação digital. Basta acessar o aplicativo do FGTS e a opção 'Meus saques', em laranja na página inicial.

Quem tem direito ao lucro do FGTS em 2023? Têm direito ao lucro do FGTS em 2023 todos os trabalhadores que tinham conta vinculada ao fundo (ativa ou inativa) até dezembro de 2022.

O saque do FGTS e a solicitação do Seguro-Desemprego não tem relação, portanto, cabe ao trabalhador definir se prefere dar entrada no benefício antes ou após o recebimento do FGTS junto à multa rescisória, que corresponde a 40% do valor total dos depósitos realizados pela empresa ao longo do contrato.

A empresa que não deposita o FGTS até o dia 7 de cada mês, deve arcar com juros e multas. A cobrança é de 0,5% por mês, que incide sobre o valor inicial do depósito. Já a multa é de 5% no mês de vencimento do recolhimento ou de 10% a partir do mês seguinte ao vencimento.

Uma dúvida bem comum entre alguns trabalhadores é se é possível dar entrada no seguro-desemprego, antes de sacar o FGTS, sem que isso prejudique seus benefícios. A resposta é sim.

10 dias

A legislação trabalhista estabelece um prazo de até 10 dias para o depósito da multa rescisória. Além disso, esse valor geralmente cai na conta do FGTS do trabalhador em até 5 dias úteis após o empregador realizar o depósito. publicidade.

Quem libera a chave do FGTS? A Caixa Econômica Federal é a responsável por liberar a chave do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, assim que a empresa faz a solicitação. Ou seja, o trabalhador não precisa se preocupar em fazer algo para gerar a chave de liberação do FGTS.

Não é possível consultar o saldo da conta Caixa pelo WhatsApp, seja ela corrente ou poupança.