Como saber se meu corpo rejeitou a prótese?

Perguntado por: vximenes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Os sintomas que demonstram a rejeição da Prótese de Silicone, além do paciente relatar que a sua prótese parece estar se contraindo dentro do corpo, são: Fortes dores e inchaço nas mamas. Enrijecimento da região. Ondulações na superfície da mama onde foi implantada a prótese.

Ultrassonografia: sugere-se realizar anualmente. A ultrassonografia tem como objetivo identificar se há algum tipo de alteração nas próteses além de ser capaz de detectar alguns tipos de anomalias de suas mamas.

É diferente para todos – algumas pessoas podem sentir desconforto; algumas próteses encaixam perfeitamente de imediato, outras não. Aconteça o que acontecer, estará sempre consciente das suas próteses até se acostumar com a sensação de ter algo na boca.

O encapsulamento do silicone esperado, responsável por “enraizar” a prótese no tecido, leva em torno de 4 meses para ocorrer.

Como ocorre a rejeição do silicone no corpo humano? A rejeição acontece com diversos implantes e transplantes. Ou seja, o corpo humano pode rejeitar corpos sintéticos e orgânicos (como órgãos transplantados, por exemplo). O processo de rejeição é uma resposta inflamatória e imunológica do corpo.

Quando a prótese desloca por causa de um acidente, a paciente sente a movimentação da prótese. Além disso, ela também pode sentir dor na mama. Mas não precisa se preocupar com riscos à sua vida e saúde. As próteses modernas, mesmo que se rompem devido a um impacto, são preenchidas com um gel de alta coesividade.

Deslocamento por trauma
Nessas situações é normal sentir a prótese de silicone se mexer, porque o impacto será grande. Mesmo assim, se houver o deslocamento ou até o rompimento do implante, a paciente não precisa se assustar. Pois, o gel usado no material é coesivo.

O posicionamento errado ou a prótese mal adaptada pode ocasionar diversos problemas como: lesões em torno da boca, nos lábios; estímulo maior de um lado do que do outro, na mastigação, gerando tonicidade muscular; hiperplasia, que é o excesso de tecido, e, ao longo do tempo, pode desadaptar a prótese ou deixá-la ...

Se sentir desconforto prolongado, é aconselhável consultar o seu dentista. No caso de começar a sentir algum desconforto com as próteses, ele poderá verificá-las e certificar-se que faz os ajustes certos.

Dor e desconforto: Quando o material da prótese é pressionado e friccionado contra as gengivas, ele, por ser um material resistente, pode provocar inflamações e feridas que doem muito. Inclusive, podem inflamar se não forem tratadas adequadamente.

Fisgadas no silicone é normal, e não é um sintoma de deslocamento da prótese.

O motivo mais comum para que uma prótese de silicone fique mais rígida do que a outra ou as duas ficarem rígidas é quando acontece a rejeição do implante de silicone, mais conhecida como contratura capsular.

Quanto tempo demora para a prótese de silicone descer? A prótese leva de 2 a 3 meses para encaixar. Logo após a cirurgia é comum que o silicone esteja mais alto, principalmente nos casos de submuscular (por baixo do músculo), mas com o tempo a prótese se encaixa na posição final. É necessário aguardar um tempinho.

60 dias

Em média entre 45 a 60 dias após a amputação, pode se iniciar a protetização, isso se o paciente não tiver tido nenhum outro trauma no corpo. Algumas pessoas podem levar um pouco mais de tempo, em torno de 3 meses. Porém antes de fazer a sua prótese, procure o seu médico para que ele possa te liberar a usar a prótese.

O esperado, é em média 30 dias para as mamas desincharem e elas podem mudar de formato em até 6 meses após a cirurgia pelo processo de adaptação do organismo com a prótese.