Como saber se meu corpo está rejeitando a prótese?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Na maioria dos casos, os sintomas ocorrem em apenas uma mama. Entre os sintomas de rejeição de prótese, a paciente pode sentir que o implante está se contraindo dentro do seu próprio corpo. Logo, vem a dor no silicone, o que pode ser ou encapsulamento do silicone.

Uma prótese de silicone é um "corpo estranho", e o organismo de algumas mulheres reage negativamente a ele. Há a possibilidade de haver um endurecimento ou de o implante ficar encapsulado, o que pode levar a infecções e fazer com que o seio se deforme. A contratura capsular é um dos efeitos colaterais mais comuns.

Doença do Silicone” é um conjunto de sintomas sistêmicos auto reportados por pacientes portadoras de implante de silicone como queda de cabelo, dor nas mamas, dor nas juntas do corpo (articulações), fadiga (cansaço), insônia, fraqueza muscular, depressão…

Em geral, após ter passado 1 mês da cirurgia. Porém, quando o organismo exagera nessa proteção, a mama fica dolorida, rígida e até perde o seu formato inicial. E assim ocorre a contratura capsular na prótese de silicone, também chamada de encapsulamento ou rejeição.

O corpo não rejeita a prótese de silicone como em um transplante de órgãos. O que pode ocorrer é a iniciação de um processo inflamatório em torno da prótese, que resulta na formação de uma membrana chamada de contratura capsular, que acaba separando o silicone do restante dos tecidos.

Nos seguintes 14 dias vai poder realizar de modo gradativo exercícios físicos cada vez com mais facilidade. De 28 a 42 dias, a maioria das pacientes volta ao trabalho e recupera sua atividade normal. Quanto à atividade em academias de ginástica é aconselhável esperar 2 meses depois da cirurgia.

Ultrassonografia: sugere-se realizar anualmente. A ultrassonografia tem como objetivo identificar se há algum tipo de alteração nas próteses além de ser capaz de detectar alguns tipos de anomalias de suas mamas.

Ao longo dos meses seguintes, o corpo passará pelo processo de cicatrização, e os tecidos se acomodarão ao redor da prótese, resultando em um aspecto mais natural e definido. Em geral, pode levar de três a seis meses para que o resultado final da cirurgia de prótese de silicone seja alcançado.

Como qualquer outra cirurgia plástica, a mamoplastia pode causar algumas consequências consideradas normais, mas que precisam de atenção. Entre os efeitos colaterais, a pontada na mama após a mamoplastia é uma condição normal que pode ocorrer devido às mudanças na região afetada.

A coceira e a queimação também podem surgir, porque a cirurgia e o processo de cicatrização mexem com as terminações nervosas do seio. Porém, se a dor for aguda, é melhor procurar um médico.

O motivo mais comum para que uma prótese de silicone fique mais rígida do que a outra ou as duas ficarem rígidas é quando acontece a rejeição do implante de silicone, mais conhecida como contratura capsular.

O posicionamento errado ou a prótese mal adaptada pode ocasionar diversos problemas como: lesões em torno da boca, nos lábios; estímulo maior de um lado do que do outro, na mastigação, gerando tonicidade muscular; hiperplasia, que é o excesso de tecido, e, ao longo do tempo, pode desadaptar a prótese ou deixá-la ...

O que pode ocorrer se você está sentindo dor? A dor na prótese após anos da cirurgia realizada pode ser um sintoma de contratura capsular, que ocorre após um processo de encapsulamento da prótese. O encapsulamento é uma reação natural do próprio organismo contra um corpo estranho.

A paciente precisa, depois da cirurgia, observar suas mamas. Assim, caso ela comece a perceber uma certa assimetria, notar que o ponto mais alto da prótese não coincide com o centro da aréola ou que um dos seios está mais baixo que o outro, ela deve procurar o médico. Fique tranquila!

Sabe-se que o encapsulamento é mais frequente quando a paciente recebe uma prótese de silicone lisa. Dessa forma, o primeiro cuidado para evitar o encapsulamento é utilizar próteses de superfície texturizada ou de poliuretano e de boa qualidade. Nesses casos, a taxa de rejeição pode ser menor.

O processo de cicatrização interna está quase completo em cerca de dois meses. A partir desse período, a mulher consegue realizar todas as suas atividades do dia a dia sem restrições.

Há um espessamento natural da cicatriz e a cor vai mudando do tom avermelhado para o marrom, mas vai clareando com o passar do tempo; Período tardio: a partir do 12o mês da cirurgia, a cicatriz fica mais e mais clara, e também vai afinando.

Existem situações em que a mulher deve dormir de sutiã? Após todas as cirurgias plásticas nas mamas, a mulher deve dormir com o sutiã cirúrgico. Porém, essa recomendação é temporária, e não permanente.

A ultrassonografia de mama tem por finalidade analisar o tecido mamário e detectar lesões e nódulos.