Como saber se meu consignado foi averbado?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 4 votos

É possível saber se o contrato do consignado foi averbado entrando em contato com a instituição financeira. Também é possível realizar a consulta por meio do portal Meu INSS, acessando o aplicativo ou site, na opção “Agendamentos/Requerimentos”.

Contrato averbado significa que o contrato de empréstimo consignado realizado entre banco e consumidor recebeu a autorização de válido da fonte pagadora.

Como saber se o empréstimo foi liberado? Para saber se o seu consignado foi aprovado, você pode entrar em contato com a instituição bancária ou pode conferir no seu extrato de empréstimos (caso seja beneficiário do INSS), se a averbação foi realizada.

O tempo que demora para o dinheiro cair na conta depois da averbação é bem curto, geralmente, 2 dias úteis são suficientes após a fonte pagadora confirmar a averbação do empréstimo.

O prazo para liberação do empréstimo consignado é de 3-5 dias úteis (em média). Entretanto, dependendo da instituição financeira escolhida, é possível ter o crédito transferido instantaneamente.

Todas as pessoas com benefícios ativos ou inativos no INSS.

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva ”extrato de empréstimo”; Clique no benefício para o qual deseja o extrato. ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Aplicativo móvel :

Então, como saber se o contrato foi averbado? Após a inclusão das propostas em sistema e transmissão das informações, o banco ou correspondente bancário receberá o status dos contratos. Logo, se aprovado, o solicitante deve ser informado sobre a data da transferência do crédito em conta.

Isso acontece quando você decide levar seu empréstimo para outro banco, ou refinanciá-lo no mesmo banco que contratou. Nos dois casos acontecerá a desaverbação do seu empréstimo, nestes casos ele será substituído por outro contrato que precisará ser averbado.

Inconsistências em informações, por estarem incorretas ou desatualizadas ou o comprometimento dos rendimentos acima do valor aceito podem levar a um empréstimo consignado não averbado. Após, o cadastro pode ser feito novamente, em casos onde houve a divergência de dados.

Averbação é o ato de registrar algo em cartório. Entretanto, diferente do registro simples, ela é feita por determinação judicial e que altera o registro em cartório já existente. Logo, há casos específicos que precisam, juridicamente, ser averbados.

A averbação ocorre quando a instituição financeira pagadora autoriza o desconto do valor da parcela mensal do empréstimo consignado no contracheque ou na folha de pagamento do cliente. Ou seja, a partir dali, ela passa a reservar um percentual do salário ou do benefício do INSS para pagamento do empréstimo.

O que fazer: consulte a consignatária ou banco contratado para saber o prazo. Outra dica adicional é validar se o contrato do empréstimo já foi averbado e o lançamento consta no extrato de empréstimos consignados emitido pelo Meu INSS ou no SouGov.

É importante destacar que quem deposita o valor do crédito consignado na conta do cliente é o banco no qual o empréstimo foi contratado. Já o pagamento da dívida é transferido ao banco pela instituição pagadora, como o INSS ou o Sistema Integrado de Administração de Pessoal (SIAPE).

No caso do crédito consignado, todas as operações financeiras estão sujeitas a margem consignável. Para que a aprovação aconteça da forma correta é necessário que o cliente não tenha consumido os 30% da margem que é disponibilizada para o pagamento da parcela do empréstimo.

Com a averbação, o valor da parcela a ser paga ao banco é reservado. A documentação também apresenta informações detalhadas sobre as condições do contrato de empréstimo, como o prazo, valor total e taxas de juros.

O prazo médio para liberação do dinheiro do empréstimo consignado Caixa é de 3 a 5 dias úteis. No caso de portabilidade, o prazo estimado é de até 15 dias úteis. Com o dinheiro na conta indicada, o titular já pode fazer movimentações, transferências, ou saques e decidir ainda como utilizar o crédito.

Quando aparece o termo “empréstimo não averbado”, significa que houve: inconsistências em informações, seja por erro ou por estarem desatualizadas; o valor está acima do que pode ser comprometido dos rendimentos.

O empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil vai ser liberado pela Caixa Econômica Federal a partir da segunda quinzena de outubro.

No dicionário, “averbar” é o ato ou efeito de registrar. Sendo assim, averbar um imóvel significa anotar na matrícula as mudanças ocorridas na propriedade, atualizando o teor do registro do patrimônio a cada alteração.

Entenda o que é averbação
Ou seja, é a reserva do valor da parcela mensal do empréstimo consignado a favor do banco. Esta etapa de pagamento é realizada em até 5 dias após a autorização do empréstimo ter sido feita, depois, o banco segue para fazer o pagamento do troco.

Como saber se o empréstimo no Caixa Tem foi aprovado? O status do empréstimo consignado Auxílio Brasil pode ser visualizado através do aplicativo Caixa Tem. Para isso, o usuário deve primeiro atualizar o serviço.