Como saber se meu conector estragou?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

A maneira mais fácil de diagnosticar um cabo defeituoso é tentar usar outro e verificar se ele funciona corretamente com o dispositivo. Se fizer isso, você sabe que o cabo original estava em ruim. Se não, esse é outro vilão em potencial que descartamos.

Uma das causas mais comuns quando um celular não carrega é alguma sujeira que pode acabar impedindo a conexão correta. Por isso, é importante verificar se há alguma poeira, resquício de comida, pelo de animais ou qualquer outro material obstruindo os contatos do celular ou do cabo.

Utilize um carregador sem fio
Então, se o problema é que o conector de carga quebrou, você pode carregar com um desses dispositivos. Caso mesmo assim o celular não carregue, então, o problema pode não ser o conector e sim a bateria.

Problema no conector de carga
Quando um smartphone está em uso constante, um desgaste do aparelho normalmente acontece. As peças ficam frouxas, os cabos se danificam e as entradas do aparelho podem ficar gastas. Isso pode causar sérios problemas quando chega a hora de carregá-lo.

Especialistas consultados pela nossa reportagem confirmam que, desde que você utilize fontes originais, certificadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ou pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), não há riscos em deixá-las sempre na tomada.

Certamente, os preços variam muito, mas sé possível encontrar este tipo de conserto de R$ 50 a 100. Lembrando que este sé um preço baixo a se pagar por algo que, com efeito, é fundamental para o bom funcionamento do seu smartphone.

O problema é quando a carga parece que nunca vai chegar aos 100% ou descarrega rápido demais. Esses sinais podem ser consequências do uso de carregadores de má qualidade ou com defeitos que atrapalham um carregamento eficaz.

O que fazer quando o celular não carrega?

  1. Teste outra tomada, cabo e carregador;
  2. Verifique se o conector de energia está limpo;
  3. Tente reiniciar o telefone e carregar desligado;
  4. Fique de olho na temperatura;
  5. Deixe o aparelho em recarga por um período longo;
  6. Nada funcionou? Procure a assistência técnica.

Na hora de recarregar a bateria do seu smartphone, você tá sentindo dificuldade porque o cabo não fica parado no conector? Isso pode ser um problema na peça flex de carga, viu? É ela que é a responsável por levar a energia da tomada até a bateria do aparelho.

Se o aparelho não liga com uma bateria nova ou diferente do habitual, é porque a placa está queimada. Esse teste é simples, porém eficaz, já que às vezes a bateria pode estar com a vida útil comprometida. A bateria também pode ser uma das causas de a placa queimar.

Não tem uma forma de como consertar a entrada do carregador do celular em casa. Se você não for um profissional ou entendedor do meio de celulares, é melhor não tentar consertar a entrada do carregador. Tentar consertar a entrada do carregador do celular em casa ou sozinha, pode acabar estragando ainda seu aparelho.

Primeiro, é necessário ter em mãos o adaptador OTG ou um cabo deste tipo. Em seguida, é preciso verificar se as extremidades (Lightning, micro USB, USB-C) são compatíveis com o celular. Além disso, você precisará do cabo do outro celular sem o plugue de tomada.

Verifique se o carregador está funcionando corretamente, tentando usá-lo com outro dispositivo ou utilize outro carregador no seu aparelho e verifique se carrega normalmente. Reinicie o aparelho em Modo de Segurança.

Daniel Junior de Oliveira, engenheiro eletricista que atua na área há 14 anos, explicou que o risco de curto-circuito existe devido, principalmente, a falhas nos carregadores. "Todo carregador, você liga na tomada - em 127V ou 220V - e ele tem o circuito de conversão interna, no qual geralmente sai 5V para o celular.

7 cuidados essenciais com o carregador do seu celular

  1. Preservar o cabo. ...
  2. Cuidados com transporte. ...
  3. Checar se a potência condiz com o smartphone. ...
  4. Limites de temperatura. ...
  5. Evitar modelos falsificados ou não originais. ...
  6. Deixar o carregador fora da tomada quando não está em uso. ...
  7. Evitar contato com líquidos e resíduos.

Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir. Isso porque os smartphones feitos nos últimos anos possuem uma tecnologia que impede que eles recebam cargas quando a bateria está em 100%. Dessa forma, não há riscos do dispositivo receber mais energia do que o necessário.