Como saber se meu cabo é falso?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 16 votos

Cabo Lightning para USB falsificado

  1. As travas do USB têm ângulos retos. As travas têm espaçamento irregular.
  2. Os contatos USB são banhados em prata.
  3. A superfície do USB é áspera ou granulada. A superfície do USB apresenta um bloqueio ou uma peça de retenção.
  4. O isolante da conexão USB tem ranhuras ou recuos.

Um cabo iPhone, principalmente o falso, pode sim causar sérios acidentes, como incêndios e explosões. Nos casos mais leves, podem ocorrer choques, causando até mesmo paradas cardíacas. Tecnicamente falando, o cabo genérico não são embutidos no sistema de segurança, o que não previne nenhum tipo de curtos-circuitos.

Analise embalagem e inscrições no cabo
Para começar, a Apple carimba sua aprovação em acessórios de terceiros. Ou seja, se o carregador do iPhone for original, precisa trazer alguma versão do selo MFi (“Made for iPhone | iPad | iPod”) na embalagem.

Em resumo: sim, utilizar um acessório de energia não certificado representa risco enorme ao aparelho e ao usuário. Esses produtos podem comprometer a saúda da bateria, estragar componentes internos do aparelho e, ainda, causar danos elétricos e explosões.

De acordo com a agência, todos os aparelhos de telecomunicações e acessórios essenciais para seu funcionamento, devem ser homologados pelo órgão regulador. Desse modo, dispositivos como celulares, tablets e carregadores precisam apresentar o selo da Anatel.

Cheque as informações da embalagem
Existem pequenos detalhes na caixa do carregador Apple que indica se você adquiriu um produto legítimo ou falsificado. Mais acima, você aprendeu que os modelos originais recebem a etiqueta MFi, local de fabricação, número de série e o logotipo da empresa.

Quais as vantagens de usar o carregador original?

  1. Carregamento mais rápido. Carregadores falsos têm pouca qualidade de acabamento, pontos de solda e trilhas de energia interligando os componentes dos circuitos. ...
  2. Maior durabilidade com o carregador original. ...
  3. Redução do risco de acidentes.

E pode acontecer, sim. Afinal, um cabo paralelo, por não ter sido feito no padrão de fábrica, força a porta de conexão do aparelho. Isso pode fazer com que a solda da placa quebre.

Fita crepe, fita adesiva plástica, fita adesiva de papel, durex ou qualquer outro tipo de fita adesiva não conseguirá cumprir com todas as propriedades e qualidades da fita isolante. O risco de acidentes, curtos-circuitos e até incêndios fica muito grande!

Utilizar um carregador falso no pode prejudicar a vida útil da bateria do aparelho e até gerar acidentes graves, como o estufamento do módulo de bateria, superaquecimento e até curto circuito.

Consultar o histórico de peças e serviços do dispositivo – No iOS 15.2 e posterior, você pode acessar Ajustes > Geral > Sobre para ver o histórico de peças e serviços do iPhone. No iPhone XR, XS, XS Max e posterior, incluindo o iPhone SE (2ª geração), você pode ver se a bateria foi substituída.

Quando o cabo do carregador estiver conectado e o carregador correspondente ao seu iPhone, basta verificar a tela iPhone tocando no botão home e você poderá ver claramente o status atual da carga. À medida que o iPhone está sendo carregado, você verá na tela iPhone um raio próximo ao ícone da bateria.

Os modelos de iPhone agora incluem na caixa um novo cabo de USB-C para Lightning que oferece carregamento rápido e é compatível com os adaptadores de alimentação USB-C e as portas de computador que você talvez já tenha.

Posso usar qualquer cabo para carregar o celular? Não. As marcas têm diferentes padrões de carregamento entre o aparelho celular e o carregador (adaptador de alimentação). Entre as conexões, há saídas como USB, USB-micro, USB-A, USB-C e Lightning.

Verifique a corrente máxima que o cabo suporta para saber a velocidade. Quanto maior a corrente – é possível chegar até 3,0 A – maior a capacidade de carregamento. Mas vale pontuar que a velocidade depende de outros fatores também, como a fonte de alimentação, o carregador e o dispositivo conectado.