Como saber se meu cabelo está na fase Anagena?

Perguntado por: rcorte . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Fase de crescimento (Anágena) – dura de dois a sete anos. O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres. Cerca de 90% dos cabelos encontram-se neste período. Fase de repouso (Catágena) – pode durar até três semanas.

A fase telógena tem duração variável nos pelos corporais, podendo durar de 3 a 12 meses no couro cabeludo. A média é de 3 a 4 meses. Nesse período, há interrupção completa na atividade do folículo e, portanto, no crescimento do fio. Aos poucos o fio vai se tornando mais frouxo no couro cabeludo até se desprender.

Fase de crescimento (Anágena) – dura de dois a sete anos. O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres. Cerca de 90% dos cabelos encontram-se neste período.

Um fio de cabelo cresce pouco mais de um centímetro por mês. Nos homens, o crescimento fica em torno de 0,34 milímetros por dia, enquanto esse número é de 0,36 para as mulheres. Um fio de cabelo tem três fases ao longo da sua vida útil: anágena, catágena e telógena.

Então, aqui vai outra dica: os fios novos tendem a ser mais macios, à medida que os danificados são mais ásperos. O novo crescimento também parece mais fino do que o cabelo quebrado, pois ele cresce em locais mais aleatórios.

Seja em casos de queda normal ou no eflúvio capilar, em geral, quando o cabelo cai da raiz ele nasce de novo. O fato dele nascer de novo não significa, no entanto, que ele vai nascer igual.

Para saber se seus folículos capilares cicatrizaram e pararam de produzir novos fios de cabelo, é preciso marcar uma consulta com um médico dermatologista especializado. Assim, o especialista pode efetuar um exame físico e solicitar uma tricoscopia com lentes de aumento e microcâmera.

Fase de transição ou catagénica.
Nesta etapa, que dura cerca de 3 semanas, o pelo deixa de crescer e separa-se da papila. A atividade das células do folículo é interrompida provocando uma interrupção do crescimento, e a queda posterior, na qual o folículo muda de forma.

Qual é a vitamina que faz o cabelo crescer? As vitaminas A, C, D, E e do complexo B podem ajudar a manter o processo de crescimento de novos fios saudável.

Se o branquinho na ponta do fio cair junto, é sinal de que o ciclo do cabelo não foi completado. Muita gente acha que a pontinha branca é a raiz, mas não é. É a mucina, que prende o cabelo no folículo. A química pode contribuir para a queda de cabelo.

O cronograma capilar deve ser feito de acordo com as características dos fios e o que necessita para se manter nutrido. Uma boa forma de saber se o cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução é fazendo o teste da porosidade do fio, colocando um fio de cabelo dentro de um copo com água.

Você coloca um fio de cabelo em um copo d'água, se ele afundar, aposte nas reconstruções, se ficar no meio do copo, vá de nutrição, mas se boiar, você só precisa de hidratação.

Em geral, a queda de cabelo por estresse manifesta-se cerca de três meses após o evento estressor ou o pico de cortisol no organismo. Também é comum que esse quadro, quando os níveis de estresse retornam ao normal, melhore naturalmente em cerca de seis meses.

Fase anágena (estágio de crescimento):
Acontece quando os folículos estão produzindo cabelo. Nesse período, as células no folículo se dividem e se multiplicam muito rápido, fazendo com que o comprimento do cabelo aumente.

A fase anágena é a fase da produção do fio de cabelo. Nesta fase, as células da matriz do folículo estão se proliferando intensamente para produzir o fio de cabelo e isso consome muita energia. É a duração da fase anágena que determina o comprimento máximo que o cabelo consegue alcançar.

espinafre: folhas verdes, legumes e vegetais são ricos em vitaminas A e C, responsáveis pela produção dos óleos naturais, que deixam os folículos capilares mais saudáveis; soja: auxilia na circulação sanguínea do couro cabeludo, prolongando a vida dos folículos e diminuindo a queda de cabelo.

Como acelerar o crescimento do cabelo com dicas simples

  1. Consuma alimentos ricos em proteínas. ...
  2. Corte sempre as pontinhas. ...
  3. Evite prender regularmente os cabelos. ...
  4. Lave o cabelo apenas com água morna ou fria. ...
  5. Massageie o couro cabeludo. ...
  6. Evite a oleosidade nos fios. ...
  7. Não utilize ferramentas de calor constantemente.

Biotina. Também conhecida como vitamina H ou B7, a biotina é fundamental para o bom funcionamento do organismo. No entanto, é mais conhecida por fazer com que os fios cresçam bonitos e fortes, pois é fundamental para a produção de glicogênio e proteína, substâncias presentes no cabelo.