Como saber se meu auxílio foi sacado por outra pessoa?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 16 de maio de 2023
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Para verificar se seus dados foram indevidamente utilizados por terceiros para recebimento do Auxílio Emergencial, o cidadão deverá fazer a consulta no site https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/ e consultar se houve solicitação e/ou pagamento do Auxílio Emergencial para seu CPF.

Caso o dinheiro tenha sido roubado da sua conta no aplicativo Caixa Tem, é importante coletar evidências de que não foi você quem sacou a quantia. Para isso, faça capturas de tela que confirmem as divergências nos dados ou do extrato, por exemplo.

A lista de beneficiários do Auxílio Brasil com as respectivas parcelas disponibilizadas em seus nomes está disponível para consulta no Portal da Transparência (www.transparencia.gov.br), mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU).

O prazo para saque dos valores é de 120 dias contados a partir da data de depósito do benefício. Se não movimentados dentro deste prazo, os recursos serão devolvidos ao Ministério da Cidadania.

Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Ligue para 135.

Como realizar a consulta
Mesmo com o programa encerrado, o governo ainda mantém o portal para consultas do benefício no ar pelo endereço https://consultaauxilio.cidadania.gov.br/. Além do navegador, a pesquisa também pode ser feita usando dispositivos móveis, como celulares e tablets.

O comprovante da negativa do auxílio emergencial pode ser obtido em: https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/ 5. Para ingressar com o processo acesse: http://jef.trf3.jus.br/, opção "Parte sem advogado" e acesse os manuais e faça o seu cadastro.

Como denunciar? O canal para registro de denúncias de fraudes é o sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da CGU). Nesses casos, o cidadão deve fazer a denúncia, que servirá para comunicar as ocorrências de atos ilícitos, como o uso indevido de dados pessoais por terceiros.

Se já houve a retirada de dinheiro da sua conta, a primeira coisa que você deve fazer é registrar um boletim de ocorrência. Depois, deve registrar no Procon uma reclamação contra a instituição financeira e comunicar o banco pelo próprio canal de denúncia, declara Keller.

Para você verificar se o valor foi depositado, basta acessar a opção Extrato ou Mostrar Saldo. Após confirmado o depósito, o valor fica disponível em sua conta. Você também pode receber dinheiro no seu CAIXA Tem de outra conta CAIXA.

Se você percebeu que seu dinheiro do Caixa Tem sumiu, acesse o extrato para conferir se houve alguma movimentação que você não reconhece. No caso do código “DEV AUX”, o que aconteceu é que valores do auxílio emergencial foram devolvidos ao governo.

Sim. Pessoas que são obrigadas a fazer a declaração do Imposto de Renda em 2022 e receberam o Auxílio Emergencial em 2021 devem informar os ganhos na declaração.

O que acontece com quem não devolver o Auxílio Emergencial? O beneficiário que não atender ao chamado do governo federal para efetuar o pagamento após 60 dias da ciência da notificação, não solicitar o parcelamento do débito ou não apresentar defesa será considerado inadimplente.

Quem recebe o auxílio tem até 90 dias para usar o valor, ou ele retornará ao governo.

2- Quanto tempo posso ficar sem receber o auxílio Brasil? R: Após o aprovamento do benefício auxílio Brasil o beneficiário pode ficar sem sacar até 120 dias (4 meses).