Como saber se já estou ovulando após o parto?

Perguntado por: imota . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

O puerpério, ou pós-parto, é o período que se inicia após a dequitação (saída da placenta) e termina com a primeira ovulação da mulher. A primeira ovulação nas mulheres que não amamentam ocorre entre 6 e 8 semanas após o nascimento do bebê. Nas mulheres que amamentam isso pode acontecer depois de 6 a 8 meses.

Alguns dos sintomas de gravidez normais que você sentiu da última vez podem reaparecer, como:

  1. Micção frequente.
  2. Enjoos matinais.
  3. Fadiga.
  4. Desejos e aversões alimentares.
  5. Alterações de humor.
  6. Constipação.
  7. Congestão nasal.

Quando uma mãe está amamentando exclusivamente, ela produz hormônios como a prolactina e a ocitocina que dificultam que o cérebro produza os hormônios que estimulam o ovário a ovular. Logo, é menos provável que ela ovule até que comece o desmame, mas não é impossível.

Nos primeiros 42 dias do resguardo, há pouquíssima probabilidade de engravidar, e essa hipótese continuará baixa enquanto a mulher estiver amamentando por livre demanda, (no mínimo de 3 em 3 horas) que faz com que a ovulação seja inibida.

Entretanto, embora a amamentação ofereça alguma protecção contra a ovulação, é possível ovular e engravidar antes mesmo de menstruar depois do parto. As “gestações surpresa” do período de amamentação costumam ocorrer quando se introduz outros alimentos na dieta do bebê.

Portanto, se a mulher está amamentando, mas o aleitamento materno não é mais exclusivo, os ciclos ovulatórios podem não ser bloqueados e ela ovular. Nesta situação, mesmo amamentando, se tiver relação sexual desprotegida naquele momento da ovulação, poderá sim engravidar”, esclareceu a especialista.

A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto. No entanto, se estiveres a amamentar, provavelmente só terás o período quando deixares de dar peito ao teu bebé.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Entre 10 e 12 dias o útero volta à posição intrapélvica. Durante os 25 dias posteriores ao parto, o endométrio (mucosa que cobre o interior do útero) vai cicatrizando de forma natural e, com o passar das semanas, vai recobrando a espessura. Entre os 30 e 45 dias pode reaparecer a ovulação.

O normal do pós parto é que o sangramento dure em média 10 dias, e pode chegar no máximo a 40 dias, nada além disso. O que pode acontecer é o sangramento durar alguns dias, parar, e retornar depois de alguns dias. Com isso a mulher pode ter a sensação que está todo o período sangrando.

Confira os sintomas mais comuns: Cólicas: ao liberar o óvulo, ocorre também o rompimento do folículo que causa leves dores abdominais (em algumas os sintomas são mais fortes). Secreção vaginal: no período menstrual há corrimento do muco vaginal, semelhante a aparência da clara de ovo, mas sem odor.

Características do Muco Cervical no Ciclo Menstrual
Quando a ovulação está próxima o muco fica mais úmido, elástico e escorregadio. Próximo ao período ovulatório o aspecto do muco cervical é semelhante a uma clara de ovo, essa é a fase mais fértil do período menstrual.

Causas do inchaço abdominal durante a ovulação
Uma das principais causas é o aumento do estrogênio, que durante esse período pode causar retenção de líquido no organismo, resultando assim em um inchaço abdominal, bastante desconfortável.

Se o seu filho toma leite materno, os hormônios ligados ao aleitamento continuarão agindo no seu corpo e tendem a bloquear a ovulação. Logo, não ocorre a descida do sangue.

Como já citamos acima, realmente as chances de uma mulher engravidar amamentando são mínimas e isso acontece porque a mulher que amamenta em livre demanda, oferecendo o peito ao bebê sempre que solicitado impede que ocorra a ovulação.

Quem amamenta em livre demanda tem as chances de engravidar reduzidas. Nessas condições, a mulher pode demorar a ovular, já que a sucção da mama estimula a produção da prolactina, hormônio responsável pela produção do leite que, ao mesmo tempo, suprime a atividade ovariana.

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.

Você ainda pode sangrar nas primeiras vezes que fizer sexo após o parto. Um pouco de sangramento e desconforto é totalmente normal. Isso significa que pode haver tecido cicatricial dentro ou em torno da vagina, que suavizará com o passar do tempo.