Como saber se já está na hora de tirar o aparelho?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

6 fatos que você vai descobrir quando tirar o aparelho

  • 1.Infelizmente, não acabou totalmente...
  • Talvez você não pare de sorrir e faça novos amigos.
  • 3.Você pode estranhar seu novo sorriso.
  • 4.E é possível que seus dentes estejam manchados.
  • Não, a higienização bucal não deve afrouxar.
  • Fim das restrições alimentares!

No entanto, é possível ter uma estimativa: um tratamento ortodôntico normal dura, em média, entre 12 a 24 meses. Fatores que podem alterar essa duração são: a gravidade da má oclusão, necessidade ou não de extrações, idade do paciente, problemas hormonais, medicações e a mecânica utilizada.

Saiba como acelerar o tratamento ortodôntico com essas 6 dicas

  1. Escolha profissionais experientes. ...
  2. Prefira aparelhos tecnológicos. ...
  3. Cuide bem da higiene bucal. ...
  4. Compareça às consultas de manutenção. ...
  5. Evite o que causa danos ao dispositivo. ...
  6. Respeite o tempo de uso do aparelho.

Como dito anteriormente, o valor varia de acordo com o consultório. Normalmente o valor cobrado fica entre R$ 200,00 e R$ 400,00, onde dificilmente você pagará um valor maior que esse, principalmente se considerado o aparelho ortodôntico convencional.

Sim, a remoção de aparelho exige muita destreza e brocas especiais, para que não haja dano a coroa dentária. Remoção de aparelho é um procedimento odontológico e normalmente é remunerado.

6ª Etapa (e última!): Contenção
Chegou o momento mais esperado: a retirada do aparelho ortodôntico! Porém, esteja atento. Isso não significa que o tratamento ortodôntico está finalizado. Agora, será necessário usar outro dispositivo, mais simples do que aqueles que movimentavam os dentes: o aparelho de contenção.

Se você tirar o aparelho antes de finalizar o tratamento, ocorrerão instabilidades nesse encaixe. Com isso, em médio ou longo prazo, você perceberá sintomas, como desgaste dos dentes e dores na face, em função da sobrecarga das estruturas bucais.

"O nosso corpo é um sistema dinâmico e em constante remodelação, tanto óssea (esquelética) como muscular. E por isso pode acontecer alguma movimentação dentária após o tratamento ortodôntico".

Especialistas indicam as correções a partir dos 7 anos – quando as crianças apresentam a chamada dentição mista (dentes de leite e dentes permanentes) – mas em alguns casos isso pode mudar. Por isso a avaliação de um profissional é essencial para definir o planejamento adequado.

Como cada caso apresenta diferentes necessidades, e Daniele explica que não é incomum que alguns pacientes tenham que estender o tratamento por até cinco anos, por exemplo.

Olá. Geralmente não é colocado, mas se o dente estiver em posição errada ou atrapalhando alguma movimentação dentária o ortodontista tende a instalar o aparelho nele também.

A retirada ou manutenção do aparelho fixo em casa e sem supervisão não é recomendada. Além de provocar danos à saúde bucal, deixar de visitar o dentista nesse momento também causará prejuízos financeiros, pois o tratamento não terá efeito duradouro.

O seu ortodontista deverá remover um bráquete de cada vez e você sentirá uma certa pressão e um incômodo, mas não precisa se preocupar, o procedimento é rápido e não invasivo. A sensibilidade varia muito de acordo com cada paciente. Aqueles mais sensíveis a dor podem sentir um desconforto maior.

É possível acelerar o tratamento ortodôntico com o aparelho certo. A odontologia evolui constantemente, tornando possível até mesmo acelerar o tratamento ortodôntico por meio de novas tecnologias. O tratamento com aparelho autoligado, por exemplo, tende a ser mais rápido do que o modelo fixo comum.