Como saber se houve rompimento do ligamento do joelho?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Os médicos verificam se há um ligamento rompido no joelho movendo a perna de certas maneiras (chamado teste de estresse). Um exame cuidadoso, incluindo teste de estresse, geralmente permite que os médicos identifiquem as lesões do joelho.

É possível andar com o LCA rompido? A incapacidade de locomoção após uma lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é temporária. Depois de 3 a 4 semanas, a dor e o inchaço diminuem e o paciente consegue andar, mesmo com o sintoma atrelado à lesão: o falseio, ou sensação de que o joelho “saiu do lugar”.

A dor pode ser aguda e pode piorar ao mover o joelho afetado. O inchaço na área afetada é comum após a lesão nos ligamentos do joelho. A articulação do joelho pode parecer instável ou fraca, o que pode levar a sensação de deslocamento ou entorse.

Sua lesão ou ruptura gera instabilidade e falseios e pode propiciar a ocorrência de outras lesões associadas se não tratada de forma adequada.

Dor: um menisco rompido geralmente causa dor local no joelho. A dor geralmente é pior ao torcer ou agachar. Se o joelho não estiver imobilizado com uma lesão meniscal, ainda é possível andar, ficar de pé, sentar e dormir sem dor.

Para acelerar a recuperação pode ser necessário utilizar uma compressa de gelo exatamente no local da lesão durante cerca de 15 minutos, duas vezes ao dia, e usar uma joelheira para proteger o joelho de eventuais complicações.

Pacientes que não operam o joelho mesmo com o joelho instável estão em risco muito aumentado de novos episódios de instabilidade, falseio, e entorse do joelho. Em cada um desses novos episódios outras lesões podem acontecer e piorar o quadro.

Para a maioria das pessoas, os sintomas da lesão do LCA só se manifestarão durante atividades esportivas de risco, que são aquelas que envolvem giros. Então, se você não fizer isso, não sentirá nada A CURTO PRAZO. Mas a médio e longo prazo, se você não se tratar, poderá sentir.

Como já foi dito, a cirurgia para reparação de uma lesão de ligamento só é necessária quando este se rompe. O médico ortopedista é o profissional indicado para avaliar se há ou não necessidade de cirurgia. Em sendo constatada uma ruptura de ligamento, o procedimento cirúrgico será o indicado.

Os sintomas incluem dor ao longo do interior do joelho, em especial na parte inferior com irradiação para a perna. A dor pode ser sentida ao subir escadas ou quando contraímos os músculos isquiotibiais contra a resistência. Alongar os músculos isquiotibiais também pode causar dor.

Os medicamentos relaxantes musculares mais comuns para dor no joelho são: tiocolchicosídeo, tizanidina, diazepam, ciclobenzaprina, carisoprodol, baclofeno e orfenadrina. Relaxantes musculares são usados quando a origem da dor no joelho é muscular.

O ligamento colateral medial (LCM) é o ligamento do joelho que mais sofre lesão. A sua função é estabilização do joelho contra o movimento em valgo excessivo. Já o ligamento colateral lateral (LCL) possui um papel de estabilização do joelho contra o varo excessivo. Você já ouviu falar de varo e valgo do joelho?

Ruptura de ligamentos do joelho
A ruptura dos ligamentos do joelho é uma lesão grave que pode levar a dor e incapacidade de dobrar o joelho. Ela ocorre quando os ligamentos que fazem parte do joelho são rompidos, resultando na instabilidade da articulação.

Felizmente, é menos comum, pois costuma ocorrer em episódios bem dramáticos, como após um escorregão e quedas. Essa forma pode estar associada a lesões graves da principal artéria que leva sangue para a perna, a artéria poplítea.

Como é feito o teste de gaveta anterior? Para realização da manobra, o paciente deve estar deitado com o dorso sob a maca, o quadril deve ficar posicionado com flexão em torno de 45º, o joelho deve ficar posicionado em 90º de flexão.

Pode ser possível ouvir um estalido quando o menisco é rompido. A maioria das pessoas ainda consegue andar mesmo com o joelho lesionado. Muitos atletas não suspendem a prática do esporte mesmo com a ruptura.

Alguns exames podem ser necessários para o diagnóstico das lesões e doenças do joelho. Raio-X, tomografia computadorizada, ressonância magnética, cintilografia óssea e análise laboratorial do líquido sinovial são exames frequentemente solicitados pelo médico especialista.

A ressonância magnética para lesões condrais, meniscais e dos ligamentos cruzados dos joelhos.

Nas lesões leves ou parcias, o indivíduo consegue andar e por vezes nem procura auxílio médico. Devido ao poder de cicatrização deste ligamento, após 4 a 6 semanas a dor praticamente desaparece, sem deixar sintomas.