Como saber se houve descolamento de placenta?

Perguntado por: omota . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 14 votos

Normalmente, os sintomas de descolamento da placenta são:

  1. Hemorragia discreta ou intensa.
  2. Dor súbita.
  3. Rigidez uterina (hipertonia uterina)
  4. Sensibilidade uterina.
  5. Contrações uterinas com início espontâneo.
  6. Movimentos fetais excessivos (indicadores de sofrimento fetal)
  7. Ausência de batimentos cardíacos.

O descolamento prematuro da placenta ocorre devido a ruptura das artérias uterinas. Assim, há um acúmulo de sangue entre a placenta e o útero, e a pressão que esse líquido exerce sobre essa pode romper ainda mais vasos, piorando gradativamente o quadro. Para mais, em cerca de 10 a 20% dos casos, a hemorragia é extensa.

Os sintomas do descolamento prematuro da placenta podem aparecer inicialmente em forma de sangramento e cólica uterina. As complicações são graves e incluem grande perda de sangue materno e comprometimento do feto de diversas formas.

2Parte fundamental de uma gravidez, o saco gestacional deve permanecer fixo na parede uterina para a segurança do bebê 3 Durante o primeiro trimestre o risco de descolamento é constante, especialmente se há queda hormonal ou ocorre algum impacto na barriga da gestante.

O descolamento prematuro da placenta é uma importante causa de parto prematuro e restrição do crescimento do bebê. E um descolamento de 50% ou mais pode resultar em óbito fetal. O problema também aumenta as chances de óbito após o parto e de sequelas neurológicas para o recém-nascido.

Na maioria dos casos, há sangramento vaginal, que pode variar de uma pequena quantidade até um jato repentino e mais volumoso.

Sinais de descolamento de saco gestacional
Há dois sinais característicos do problema: cólicas abdominais suaves ou intensas e sangramento marrom ou vermelho vivo. Se apresentar esses sintomas, você deve ir imediatamente à maternidade ou serviço de pronto-atendimento.

Descolamento ovular é o acúmulo de sangue entre a placenta e o útero. Pode ocorrer em qualquer fase da gestação, mas é mais comum no primeiro trimestre, ou seja, nas primeiras 12 semanas de gravidez. O descolamento ovular pode ser perigoso se for muito grande, devido ao risco de descolamento de placenta.

O descolamento precoce de placenta no início da gestação tem como principal causa a falta ou a queda de progesterona no organismo da mulher. Nesses casos, além da administração de hormônio para suprir os níveis baixos, a indicação é de repouso, evitar atividades físicas e práticas sexuais.

O que é o DPP?

  • Grau 1: Sangramento discreto sem hipertonia, sem repercussões hemodinâmicas e sem coagulopatias. Vitalidade fetal preservada. ...
  • Grau 2: Sangramento moderado, contrações tetânicas, taquicardia materna e alterações posturais da PA. ...
  • Grau 3: Sangramento importante com hipertonia uterina e hipotensão materna.

Se o descolamento for parcial, o recomendado é conciliar repouso absoluto e medicamentos que evitam as contrações uterinas. A reposição do hormônio progesterona também pode ser recomendada para relaxar o órgão, impedindo que o quadro piore.

Quando é muito intenso, o estresse na gravidez pode causar cólica, bem como o estresse na gravidez pode causar sangramento. É uma situação de risco e deve ser avaliada por um médico, porque também indica uma ameaça de aborto ou aborto completo.

Quanto aos achados clínicos, a paciente que apresentar descolamento prematuro de placenta frequentemente irá queixar-se de sangramento vaginal com coloração escurecida, dor abdominal intensa e súbita e contrações uterinas.

Placenta prévia é a implantação da placenta sobre o orifício interno do colo ou próximo dele. A placenta prévia costuma se manifestar como sangramento vaginal indolor após 20 semanas de gestação; o descolamento prematuro da placenta está geralmente associado à dor e sensação de incômodo uterinos.

O que isso significa, na prática? Antes de tudo, vale saber que há dois tipos de repouso. O primeiro é o relativo, ou seja, o médico orienta que a mulher se ausente do trabalho e evite fazer esforços físicos intensos.

Estes sangramentos podem ser desde sangramentos volumosos com cor bem avermelhada e pode até se manifestar como um corrimento marrom. Apesar de comum, sangrar não é normal, independente da idade gestacional.

Consiste em, durante o toque vaginal, o profissional de saúde introduzir o dedo através do colo do útero até alcançar as membranas que envolvem o bebé e, com um movimento circular, descolar as membranas do útero. Se o colo do útero estiver fechado, não será possível realizar.

O descolamento ovular pode ser identificado por meio da realização de ultrassom abdominal após ser verificado sangramento excessivo e cólicas. É importante que o diagnóstico e tratamento sejam feitos o mais rápido possível, pois assim é possível prevenir complicações, como nascimento prematuro ou aborto.

Utrogestan® é indicado para:
Ameaça de aborto precoce ou prevenção de aborto devido à insuficiência lútea (durante os primeiros três meses de gravidez).

1O corpo feminino foi projetado para proteger o bebê contra lesões. 2Se a queda é maior e causa uma lesão grave na gestante, é provável que o bebê também seja afetado. 3Uma pequena queda não é suficiente para causar um problema com a mãe e nem com o bebê.