Como saber se H. pylori está morrendo?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

Olá , bom dia ! O controle de erradicação da bactéria H. Pylori após o tratamento pode ser feito , além da endoscopia com biópsia , através do teste respiratório ( teste que se sopra em um aparelho ) ou do antígeno fecal do H. Pylori ( exame de fezes ) .

Provavelmente você está apresentando reinfecções. Você precisa rever sua alimentação, lavar os alimentos com água filtrada ou clorada, evitar leite não pausterizado, carnes cruas, vegetais crus lavados com água contaminada ou não lavada.

A H. pylori é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um agente cancerígeno. No entanto, é importante ressaltar que ter a bactéria no estômago não significa necessariamente que a pessoa terá câncer.

Essa fraqueza pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori, que vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer de estômago. Outras bactérias e vírus também podem causar infecções que levam à gastrite.

A infecção pela bactéria H. pylori pode provocar ou não sintomas. Quando os sintomas aparecem, podem se manifestar de forma variada, desde uma gastrite leve até dores intensas no estômago em função da formação de úlceras.

pylori podem reaparecer. “Mesmo após a pessoa ter realizado tratamento com antibiótico e ter erradicado a bactéria, ela pode se reinfectar.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Sim, a infecção pela bactéria H pylori pode voltar. Atualmente, os tratamentos para a bactéria H pylori conseguem erradicá-la em mais de 90% dos casos. Contudo, o tratamento é difícil devido ao uso de várias medicações e tempo prolongado de tratamento.

Carboidratos de fácil digestão
Durante o tratamento para H. pylori é interessante consumir cereais de fácil digestão, pois assim é possível evitar e aliviar os sintomas. Dessa forma, é indicado consumir arroz branco, pão branco, farinha e amido de milho, pois são alimentos ricos em amido e baixo em fibras.

Também devemos evitar doces concentrados, frituras e alimentos gordurosos, molhos e condimentos ácidos ou picantes, enlatados e conservas”, recomenda a gastroenterologista Amanda Medeiros.

Pylori - é recomendada uma dieta de consistência branda( purês, arroz bem cozido, caldo de feijão, carnes macias e preferencialmente branca - de fácil digestão ) evitar o grupo de alimentos considerados irritantes gástricos( cafeína, pimenta, flatulentos( milho, ervilha, couve flor, pepino, pimentão, excesso de alho e ...

Eventualmente, a infecção crônica com H. pylori é um fator de risco para o desenvolvimento do câncer gástrico e do linfoma MALT (Tecido Linfoide associado a mucosa), doença maligna que pode se manifestar em cerca de um para cada 10 mil infectados.

A H. Pylori é uma bactéria que pode sobreviver no estômago e causar vários sintomas, como: inchaço na barriga e indigestão, sendo a causa de doenças como gastrite e úlcera.

Mais de 50% da população mundial estão infectados pelo H. pylori. A maioria esmagadora dessas pessoas convive com a infecção sem apresentar sintomas.

Em alguns casos, as úlceras são causadas por bactérias que causam mau hálito. Pesquisadores relataram na ScienceDaily, importante publicação científica no mundo, a confirmação de que a bactéria conhecida como Helicobacter pylori (H. pylori), que causa úlcera no estômago, pode causar mau hálito na boca.

Quais são os sintomas de H. pylori?

  • sensação de distensão abdominal (barriga inchada); ...
  • dor e queimação no estômago; ...
  • falta de apetite; ...
  • náuseas e vômitos (volumosos ou com sangue são agravantes); ...
  • excesso de gases no estômago; ...
  • arrotos frequentes; ...
  • fezes muito escuras ou com sangue.

não existe relação entre perda de peso e presença de H. pylori. Às vezes o paciente pode ter perda de peso caso tenha dor após comer ou ganho de peso se a dor melhora com a alimentação. Convém ser acompanhado por um gastroclínico ou gastrocirurgião para tratamento.

pylori não tem sintomas. É verdade, a maioria dos pacientes nada sente. ======No caso de úlceras e gastrites pode haver dor abdominal (sintoma mais comum). Geralmente a dor é acima ou em torno do umbigo.

O tratamento de primeira linha deve ser feito com amoxicilina 1g + claritromicina 500 mg + omeprazol 20 mg (ou outro IBP – por exemplo: pantoprazol 40 mg, lansoprazol 30 mg, esomeprazol 20 mg, dexlansoprazol 60 mg), todos os medicamentos a cada 12 horas, por 14 dias.