Como saber se foi molestado?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Sinais que ajudam a identificar o abuso sexual

  1. Mudança no comportamento como ocorre quando a pessoa era muito extrovertida, e passa a ser muito tímida;
  2. Fugir do contato social e preferir ficar sozinho;
  3. Choro fácil, tristeza, solidão, angústia e ansiedade;

Aqui estão alguns exemplos que devem ser observados: Molhar a cama (depois da idade em que isso normalmente acontece).
...
Entenda o comportamento sexual normal e o anormal.

  1. Usar linguagem infantil para falar sobre certas partes do corpo.
  2. Curiosidade sobre como as crianças nascem.
  3. Tocar os próprios genitais.

Crianças abusadas tendem a mudar de comportamento dentro de casa e na escola. Andreia explica que algumas passam a se masturbar na frente de todos ou a terem gestos sensuais. — O normal da criança é se esconder na hora de mexer nas partes íntimas, mesmo com outros coleguinhas.

As vítimas podem reproduzir o comportamento do abusador em outras crianças/adolescentes. Como exemplo, chamar os amiguinhos para brincadeiras que têm algum cunho sexual, fazer desenhos que mostram genitais ou ainda apresentar comportamentos como: em vez de abraçar um familiar, dá beijo e acaricia onde não deve.

A conduta de passar a mão no corpo da vítima por cima das vestes, sem a manipulação direta dos órgãos sexuais ou o contato entre os genitais, configura o crime de importunação sexual.

Como descrito por Furniss (1993), por meio da denominação síndrome do segredo, as meninas são vítimas de ameaças e têm medo do que pode acontecer a elas e a sua família, assim como até mesmo ao próprio abusador, com quem possuem laços afetivos significativos.

O pedófilo tentará ter uma figura paterna para a criança. Alguns pedófilos procuram por crianças de pais solteiros, que não estão tão disponíveis para dar muita atenção. Um molestador de crianças normalmente usará vários jogos, truques, atividades e linguagens para ganhar a confiança e/ou enganar a criança.

Como saber se o meu filho foi abusado (a)? Alterações no comportamento, queda no desempenho escolar, medo e outros impactos no dia a dia. Essas são algumas das mudanças que podem ser percebidas nas crianças quando elas sofrem algum tipo de abuso.

O pai tóxico é representado por uma figura paterna que causa danos à saúde mental do filho ou tutelado, seja propositalmente ou de modo involuntário, a partir de falas, atitudes e outras formas de externar crenças negativas. Essas atitudes são encaradas como formas de mostrar o descontentamento em relação ao filho.

“A quem o bebê puxou? Parece mais com o papai ou com a mamãe?” Mal o pequeno abre os olhinhos, e todo mundo já quer saber quais características foram herdadas de cada lado da família. Se os olhos têm a cor azul como os da avó, se o nariz é o da mãe ou se ficará careca como o pai, quando crescer.

Eles podem criticar duramente a criança com frequência e, muitas vezes também desconsiderar as conquistas dela. Um pai tóxico costuma ser muito negativo e gritar com frequência com os filhos. Um exemplo clássico desse tipo de comportamento é quando a criança leva para casa uma prova com uma boa nota.

Querer descobrir o corpo, inclusive, as partes íntimas, faz parte das descobertas das crianças desde cedo. É normal que ainda na primeira infância, a criança comece a conhecer diversas partes do corpo, inclusive, as partes íntimas.

A masturbação infantil, de forma geral, nada mais é do que uma descoberta para a criança e é natural do desenvolvimento. Algumas crianças, em especial após o desfralde, começam a explorar mais suas partes íntimas podendo descobrir sensações novas de prazer, mas sem erotização.

“Eu te amo”: Quando seu bebê olha para você enquanto mama no peito ou consome a fórmula ele está querendo te dizer que te ama! O bebê faz essa troca de olhar com a mãe para fortalecer ainda mais o vínculo com ela.

Ser adolescente envolve, muitas vezes, sentimentos confusos, dúvidas, irritabilidade, ansiedade. Esta é uma parte normal e saudável de ser adolescente. No entanto, quando as mudanças na personalidade de um adolescente são mais extremas, podem ser indicadores de um problema de saúde mental.

A pré-adolescência é indicada por muitos pais como o período mais difícil no relacionamento com os filhos. Apesar de ser um período desafiador para ambos, é essencial criar laços afetivos nesse momento para que os jovens encontrem nos pais a ajuda e conselhos necessários em uma fase de tantas descobertas.

Mostrar a genitália a outra pessoa sem consentimento mútuo é atentado ao pudor, não estupro de vulnerável. Essa tipificação só vale para casos em que houver conjunção carnal ou quando as partes íntimas da vítima forem tocadas.

A pena prevista é de reclusão de 6 a 10 anos. Se da conduta resulta lesão corporal de natureza grave ou se a vítima é menor de 18 ou maior de 14 anos, a pena passa a ser de reclusão de 8 a 12 anos.