Como saber se foi ar na veia?

Perguntado por: lcardoso . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

A embolia gasosa pode manifestar-se por dispnéia súbita, ansiedade, tonturas, náuseas, e sensação de morte iminente, ou dor retroesternal. Sinais neurológicos como confusão, obnubilação e perda da consciência podem ocorrer imediatamente.

“Aplicar ar na veia pode matar, mas uma quantidade grande, suficiente para criar uma bolha”, alertou Lenci. No entanto, como a vacina é intramuscular, as chances de complicações diminuem consideravelmente.

A seringa não deve conter nenhum volume de ar, pois isso pode comprometer a dose de medicamento que será administrada.

É um efeito passageiro, mas deve ser comuni- cado ao seu médico. Os principais sinais são: dor, queimação ou in- chação no braço. Eles podem ser sentidos duran- te a injeção ou algum tempo depois. Avise sem- pre a equipe de saúde.

No caso dos soros para irrigação (comprados em farmácias comerciais para uso doméstico) a maioria dos fabricantes recomenda manter em geladeira por três dias.

Os aquecedores de sangue e líquidos usados para a prevenção de hipotermia também têm riscos de provocar embolia gasosa, independentemente da marca e da taxa de infusão. Há relatos de êmbolos de ar provenientes de frascos de soro usados com dispositivos capazes de infusão por pressão e aquecimento.

Se correr muito rápido pode dar reação alérgica e flebite.

Reações no local da perfusão, tais como eritema no local de infusão, estrias no local da injeção, sensação de ardor, urticária no local de infusão.

A embolia gasosa não possui um tratamento específico. Quando falamos em embolia causada por trombos, o uso de medicamentos que destroem esses trombos é feito, porém não há medicamentos que possam eliminar as bolhas de gás no interior dos vasos sanguíneos.

Os sintomas da embolia pulmonar compreendem dispneia, dor torácica pleurítica, tosse e, em casos graves, atordoamento, pré- síncope, síncope ou parada cardiorrespiratória. Os sinais também são inespecíficos e podem incluir taquipneia, taquicardia e, em casos mais graves, hipotensão.

"As manifestações da embolia pulmonar incluem falta de ar e dificuldade para respirar, dor no tórax, tosse seca ou com sangue, sensação de ansiedade, febre baixa e palpitações.

A embolia gasosa desencadeia sintomas como ansiedade, tontura, náusea, dispneia (dificuldade para respirar) súbita, sensação de morte iminente ou dor na região atrás do esterno. A perda de consciência e a confusão mental são sinais neurológicos que também podem ocorrer em caso de embolia gasosa.

A quantidade de ar estimada para produzir o quadro de embolia gasosa significativa é entre 300 e 500 ml de ar, numa taxa de 100 ml/segundo.

Considerando exames e relatos da paciente, Cabral pontua que a medicação mal aplicada pode ter feito uma irritação na pele na parte muscular, e essa irritação pode ter virado um abscesso. Outra possibilidade de reação a injeção aplicada erroneamente numa região é a criação de um hematoma.