Como saber se foi aprovado em concurso público?

Perguntado por: gcapelo . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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Geralmente, o órgão entra em contato com o candidato por telegrama, e-mail ou telefone. Por isso, é extremamente recomendável que o aprovado mantenha atualizado todas as suas informações pessoais junto ao órgão.

Prevista na Lei 8.112/90, a nomeação é o ato no qual ocorre a atribuição dos cargos disponíveis aos candidatos aprovados no concurso público. Ela, obrigatoriamente, deve ser publicada em Diário Oficial para tornar a informação pública.

É muito comum em concursos públicos, o "passei mas não fui chamado". Se esse é o seu caso, você se enquadra em uma das duas possibilidades que irei listar: Foi classificado, mas fora do número de vagas ou para cadastro reserva ou você foi classificado, dentro do número de vagas previstos no edital.

Após a prova do concurso
O resultado do concurso é analisado pela administração pública e se o candidato passar, é homologado, o que significa que tudo ocorreu dentro das regras. A lista de aprovados é o momento mais aguardado pelos concurseiros e na sequência ocorre a nomeação, convocação e a posse dos candidatos.

Para saber se você foi convocado, o Diário Oficial é o método mais recomendável, pois se trata de um documento oficial e é o que será levado em conta pelo Poder Público. Se o concurso for federal, acesse o site do Diário Oficial da União (DOU) e procure pelo seu concurso e seu nome.

Classificados. Os candidatos classificados são aqueles que conseguem atingir as exigências que constam do edital, assim como a nota mínima para aprovação e a colocação dentro do número de vagas disponíveis.

A posse do cargo
O órgão público tem até 30 dias, a partir da publicação no Diário Oficial, para convocar os nomeados a realizarem a investidura do cargo, isto é, a posse. Essa etapa é a mais aguardada de todas, porque é o momento do candidato se tornar, de fato, um servidor público.

Porém, após os resultados, ainda tem a homologação e outras etapas que podem ser demoradas: a nomeação, convocação e posse. Essas são as 3 últimas etapas para você se tornar um servidor público. Cada uma tem a sua importância e as regras específicas.

Publicado em Diário Oficial o ato de nomeação, o nomeado tem o prazo de 30 (trinta) dias, contados dessa publicação, para tomar posse; esse prazo poderá ser prorrogado por mais 30 (trinta) dias, se o nomeado requerer essa prorrogação, antes de vencido o prazo inicial.

Aprovados são todos os que obtém a pontuação mínima prevista no respectivo edital; classificados são os aprovados dentro do número de vagas; os aprovados fora do número de vagas são considerados classificáveis.

Dessa forma, para consultar nome no Diário Oficial, basta utilizar o atalho Ctrl+F e buscar o termo desejado no documento.

Como mencionei no decorrer do artigo, a nomeação em concurso público ocorre após a fase de homologação do concurso. Então, funciona como uma espécie de lista de candidatos classificados. A nomeação é a lista oficial dos candidatos aprovados por vaga, que cumprem as exigências atribuídas ao cargo através do edital.

Outra dica fundamental é checar, periodicamente, o site do Diário Oficial da União, para saber se o concurso já foi homologado. As convocações só se iniciam, após a homologação do concurso no Diário Oficial. A terceira e última dica é telefonar para o órgão.

De modo geral, um candidato que possui o nome inscrito no SPC ou SERASA não pode ser impedido de prestar um concurso público. Essa afirmação pode ser justificada a partir da Lei Federal n.º 8.112/1990, que dispõe sobre os requisitos necessários para participar de concursos públicos.

O que impede de tomar posse em concurso público? Não pode prestar concurso público quem não se enquadra nas condições mínimas exigidas para qualquer concurso, tais como nacionalidade brasileira, gozo dos direitos políticos, dentre outros, conforme mencionado acima.

Os nomes constantes nas listas de resultado preliminar são os que atenderam os critérios mínimos de classificação, porém não estão necessariamente convocados para fazer matrícula em primeira chamada. A convocação destes candidatos irá depender do seu desempenho e do número de vagas disponíveis no curso escolhido.

Todos os Processos Seletivos Simplificados ficam a disposição de todo e qualquer Cidadão no Portal do Sistema de Seleção de Designação Temporária. Para saber o andamento de um Processo Seletivo específico, basta clicar sobre o mesmo que abrirá uma tela onde todas as Comunicações e Publicações serão disponibilizadas.