Como saber se eu tive um Pré-infarto?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

Primeiros sinais: como identificar um pré-infarto? Nem sempre um infarto será acompanhado de intensas dores no peito. Muitos casos podem se manifestar através dores ou desconforto nos membros superiores, como braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula. Também pode ocorrer falta de ar com ou sem dor no peito.

A baixa oxigenação no cérebro ocasiona o batimento irregular do coração, provocando assim a tontura. Semanas antes do infarto, o corpo também pode começar a apresentar esse sinal. Junto das crises de tosse ocorrem as palpitações. A arritmia provoca a sensação de que o coração está batendo rápido demais.

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.

“Em geral, um único infarto silencioso costuma ser menos grave. O problema é que o paciente pode ter uma sucessão de episódios que podem levar à ... E há outras situações que a pessoa pode ter um infarto e não sentir nada, principalmente, em pacientes diabéticos e os mais idosos. Nestes casos ...

Em geral, um infarto silencioso é detectado somente após um eletrocardiograma. Porém, essa não é uma condição comum. A isquemia miocárdica silenciosa atinge de 2% a 4% da população, incluindo homens e mulheres.

A tontura também pode surgir nesse processo, em função dos batimentos irregulares do coração. Náusea, indigestão e dor abdominal são sintomas que as pessoas costumam associar aos distúrbios gastrointestinais, mas é preciso estar muito atento à frequência dos episódios.

O ataque cardíaco normalmente está associado a uma condição que atinge a população mais idosa, no entanto, o infarto nos jovens também é possível e está se tornando cada vez mais comum. Pessoas novas, saudáveis e até crianças também estão suscetíveis ao infarto, por mais que sejam casos mais raros.

A crise de ansiedade é um quadro temporário, que geralmente é desenvolvido após alguma situação de estresse ou dúvida. Uma das principais diferenças com relação à dor no peito é que no infarto ela irradia e na crise de ansiedade, não. Em casos de crise de ansiedade, é indicado uma consulta com um médico psiquiatra.

O medicamento Losartana é um anti-hipertensivo classificado como Bloqueador dos Receptores da Angiotensina II (BRAs), devido a sua ação capaz de reduzir a pressão arterial, impedindo a constrição das artérias, possibilitando a circulação do sangue no corpo humano.

Para que você saiba identificá-los, conheça abaixo os principais desses sinais:

  1. 1 – Dor no Peito. ...
  2. 2 – Tonturas e vertigens. ...
  3. 3 – Sensação de enjoo e a perda do apetite. ...
  4. 4 – Dificuldades para respirar. ...
  5. 5 – Dores nos braços. ...
  6. 6 – Fraqueza. ...
  7. 7 – Dores na região do estômago.

E quando o infarto acontece? O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

Sintomas: O principal sintoma é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito. Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre tórax.

Chamamos de taquicardia quando a frequência cardíaca está acima de 100 batimentos por minuto.

Quando está está pressão está acima acima de 140 x 90 ou 14 x 9 milímetros de mercúrio (mmHg), o individuo é considerado hipertenso, podem provocar lesões em órgãos alvos como o coração, as artérias, os rins, o cérebro e os olhos.

O ataque de pânico é o que está relacionado aos sintomas comuns ao infarto. Ele é caracterizado por um período curto em que uma pessoa sente angústia e medo extremos, de início súbito e acompanhados por sintomas emocionais e físicos.

Além de dor no peito e formigamento no braço esquerdo e pescoço, náusea e até vômitos podem indicar um infarto, além de dores nas costas, suor frio e, em casos extremos, o desmaio.

Com a pandemia, uma doença pouco falada vem avançando entre elas e pode ser confundida com infarto, trata-se da síndrome de Takotsubo, ou síndrome do coração partido.

A aspirina “afina” o sangue e pode ajudar a prevenir ataques cardíacos ou derrames, pois evita a formação de coágulos nos vasos sanguíneos que ligam ao coração ou ao cérebro. Mas o medicamento também pode causar um “grande sangramento”, o que pode ser “fatal, especialmente em pessoas mais velhas”, diz Tseng.