Como saber se eu tenho um Exu?

Perguntado por: lrodrigues9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", que são sete, e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.

Há casas que os pais de santo afirmam que um médium tem 21 Exus, outros afirmam que tem 7 Exus, tudo depende de como ele trabalha e de como os Orixás assim o comandam, porém, não há nenhum exagero e nem erro um médium trabalhar com mais de um Exu, visto que, ele trabalha com mais de um guia, assim, há um equilíbrio das ...

Como Exu é uma divindade do fogo, à qual eram atribuídos chifres, membro viril e sexualidade sem freios, assemelhando-se à representação do diabo cristão, a entidade escolhida foi o demônio (Bastide, 1978).

Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

E para chamar um Exu, você pode fazer uma oração e pedir de todo o seu coração para que um Exu ouça o seu chamado. Mas precisamos lembrar que nem sempre essa forma de comunicação funciona, pois o Plano Espiritual e o Plano Material não possuem a mesma vibração.

cachaça e batida de mel para Exu; anis e champanhe para Pombo-gira. Santo Antonio (13.6) e São Benedito (5.10).

Por exemplo:

  1. Ofereça uma oração ao universo. Durante sua oração, peça por proteção contra espíritos mal-intencionados.
  2. Visualize-se como um feixe de luz que se espalha por todo o ambiente, para desencorajar as entidades malignas.
  3. Para atrair os espíritos de luz, mentalize seu interesse em se comunicar com eles.

“Exu é personagem controversa, talvez a mais controversa de todas as divindades do panteão iorubá. Alguns o consideram exclusivamente mau, outros o consideram capaz de atos benéficos e maléficos e outros, ainda, enfatizam seus traços de benevolência.

Omolu

Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade.

Exu Mirim é o guardião das crianças e também faz trabalhos de amarração de amor.

O Exu Orixá não incorpora em ninguém para dar consultas como fazem os Exus de Umbanda, eles são assentados na entrada das casas de candomblé como guardiões, e em toda casa de candomblé tem um quarto para Exu, sempre separado dos outros Orixás, onde ficam todos os assentamentos dos exus da casa e dos filhos de santo que ...

O cemitério também é morada de Exus, Pombas-giras e pretos velhos, entidades cultuadas pela Umbanda. As variações de ritos que formaram esta religião brasileira são percebidas também nos locais de atuação de seu panteão de espíritos.

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

Os filhos de Exu têm caráter ambivalente: são ao mesmo tempo boas e más pessoas. Eles possuem uma ligeira inclinação para a maldade, o desatino, a obscenidade, a depravação e a corrupção. Mentem para salvar seus segredos e se tornam dominadores com imensa facilidade.