Como saber se eu tenho Foliculos na barba?

Perguntado por: lbelem . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

A foliculite na barba, ou pseudofoliculite da barba, é uma inflamação no folículo piloso, que é a estrutura na pele onde fica a raiz dos pelos, dificultando o pelo sair na superfície da pele, e levando ao surgimento de sintomas, como bolinhas vermelhas na pele, coceira ou sensação de queimação, por exemplo.

15 anos de idade

Em geral, o pelos da barba costumam aparecer por volta dos 15 anos de idade, e o seu ápice ocorre entre os 30 e 40 anos. É isto mesmo! A barba leva um bom tempo para se desenvolver completamente, e, em alguns casos, esta “melhora” poderá ocorrer até os 40 anos de idade.

É basicamente da nossa puberdade até o início da fase adulta. Portanto, com raras exceções, se você chegou aos 25 anos e sua barba ainda não está completa, é sinal de que ela nunca vai ficar, a não ser que você faça intervenções dermatológicas.

testosterona

É ainda durante a puberdade, que os hormônios dos rapazes começam a agir. O hormônio que é responsável pela barba é a testosterona, que dá aquela forcinha para os pelos começarem a crescer mais grossos e escuros.

Publicado na revista científica Archives of Sexual Behavior, um novo estudo não encontrou nenhuma relação entre a quantidade de pelos faciais e a autopercepção de dominância em homens e seus níveis de testosterona.

A predisposição genética determina quando os pelos faciais vão surgir no rosto de um homem, bem como no corpo todo. Se você quer ter uma noção se sua barba vai crescer ou não, basta dar uma olhada no seu pai, avô ou mesmos tios, já que essas características são compartilhadas em família.

É verdade que alguns homens podem não ter pelos faciais, de todo? Sim, é possível, nem todos os homens têm pelos faciais. A razão mais comum a genética. Alguns homens que têm problemas de crescimento de pelos faciais, estão a recorrer ao implante de pelos no rosto.

Não precisa ficar preocupado, rapaz! A maior parte dos homens que tem poucos pêlos no corpo e pouca barba não apresenta nenhum problema de saúde. A quantidade de pêlos é definida pela carga genética.

Confie que chegou a hora de dizer: “quero ter barba!”

  1. Mantenha uma dieta equilibrada. Amigo, tudo o que a gente ingere interfere em nosso organismo. ...
  2. Utilize produtos específicos para barba. Os cosméticos de barba são desenvolvidos com nutrientes e vitaminas específicas para essa parte do rosto. ...
  3. Recorra a um tônico.

A idade é variável, mas nos casos dos meninos o processo de amadurecimento puberal pode começar a partir de 10 anos, variando de acordo com a história familiar, dentre outros. Sendo assim, dependendo da evolução, 13 anos é possível, mas é necessário uma avaliação melhor do caso. Procure um endocrinologista. Boa tarde.

Uma barba mal cuidada somada a sujeira e a uma pele oleosa em excesso pode fazer com que os bulbos fiquem obstruídos, causando ou aumentando as falhas. Além disso, alguns problemas de pele, como a dermatite seborreica e a foliculite, que podem ser agravados pela falta de cuidados, atrapalham o crescimento.

Barba holandesa ou ao estilo motoqueiro
Esse estilo de barba é aquele em que os pelos são aparados e ficam salientes somente no queixo, na mandíbula e nas costeletas, sem bigode.

A barba no pescoço é algo comum e não precisa ser um problema para ninguém.

É possível citar como principias vilãos do crescimento dos fios: agentes genéticos, má alimentação, excesso de oleosidade na face, falta de higiene, ausência de cuidado com os fios e até mesmo problemas de saúde.

O filho transgênero de Gretchen contou que ingere cerca de quatro comprimidos, além de testosterona, vitaminas e um outro para crescer a barba.

Alguns dos remédios que podem ser prescritos pelo médico para o tratamento da calvície são:

  1. Minoxidil. ...
  2. Finasterida. ...
  3. Espironolactona. ...
  4. Cetoconazol. ...
  5. Alfaestradiol. ...
  6. Acetato de ciproterona.