Como saber se eu tenho dificuldade de aprendizagem?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 10 votos

Como identificar e avaliar as dificuldades de aprendizagem?

  1. Crianças com muita dificuldade para falar ou se expressar;
  2. Dificuldade em aprender cores, formas, letras e números;
  3. Dificuldades de coordenação motora;
  4. Falta de foco e concentração no dia a dia;
  5. Dificuldade de organização;
  6. Dificuldade para lembrar informações;

As principais características clínicas das dificuldades de aprendizagem são: Dificuldades na leitura, ortografia, escrita ou matemática. Dificuldade em entender e seguir regras e instruções. Memória prejudicada.

A dificuldade na escola pode estar relacionada a ansiedade, depressão, eventos estressantes, traumas emocionais e outras condições que afetam a concentração e tornam o aprendizado um desafio. Além disso, o TDAH e o autismo podem ser confundidos com dificuldades de aprendizagem.

A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.

Conhecendo os bloqueios na aprendizagem escolar.
Ele se manifesta em uma área definida do conhecimento causando déficit. Ou seja, o adolescente apresenta uma parada brusca em sua capacidade de aprender em área específica, mas continua desenvolvendo normalmente em outras como se nada houvesse acontecido.

Dislexia. O mais conhecido entre os transtornos de aprendizagem é também um dos mais banalizados. O uso irônico e equivocado do termo “disléxico” causa certa confusão quanto ao real significado do diagnóstico.

Como lidar com os problemas de aprendizado?

  1. Estabeleça uma rotina de estudos. O primeiro e mais importante passo é estabelecer uma rotina de estudos. ...
  2. Identifique as suas dificuldades. ...
  3. Evite procrastinar. ...
  4. Use a tecnologia a seu favor. ...
  5. Divida melhor o seu tempo. ...
  6. Defina um objetivo para os estudos. ...
  7. Crie metas rápidas de alcançar.

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH.

Os testes de dislexia avaliam como a criança recebe e processa as informações e o que faz com elas. Os testes determinam se uma criança aprende melhor por informações auditivas, visuais ou cinestésicas.

São transtornos que causam discrepâncias entre o potencial e os níveis reais de desempenho acadêmico, assim como as previsões das habilidades intelectuais da pessoa. Os transtornos de aprendizagem envolvem deficiências ou dificuldades na concentração, atenção, linguagem ou processamento visual de informações.

Dislexia. A dislexia é um dos tipos de transtorno de aprendizagem que causa dificuldade em ler e escrever. Nesses casos, a pessoa com a condição lê e relê um texto simples várias vezes para compreender seu significado. Conteúdos mais complexos podem não ser compreendidos por conta da dislexia.

Aprenda como memorizar e fixar a matéria estudada

  1. Produza mapas mentais. Fazer anotações seguindo o fluxo da esquerda para a direita e de cima para baixo, pode não ser o método mais eficiente para memorizar muitos conceitos. ...
  2. Intercale matérias diferentes. ...
  3. Faça resumos.

Na maioria das vezes, o que acontece é que a criança apresenta algum obstáculo simples de ser contornado. Um comportamento agitado, por exemplo, pode indicar a presença de algum problema simples ou de uma dificuldade maior de aprendizagem.

Para superar, a pessoa pode começar com atividades do ensino fundamental e fazer alguns exercícios por dia. Ser paciente é importante. Se precisar repetir várias vezes até acertar, tudo bem”, conta. Para Ana Lopes, leitura é fundamental e “deveria ser tão habitual quanto escovar os dentes”.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Lentidão na aprendizagem, dificuldade de concentração, palavras escritas de forma estranha, dificuldade de soletrar e troca de letras com sons ou grafias parecidas são alguns sinais de dislexia.

Como diagnosticar a dislexia? Para o diagnóstico é importante a consulta com neuropediatra e fonoaudiólogo, assim como avaliação psicopedagógica, pois normalmente há vários fatores que podem ser confundidos no início do quadro. Não há exames específicos para o diagnóstico além da avaliação clínica cuidadosa.