Como saber se eu tenho descendência real?

Perguntado por: dpaz . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Portanto, a melhor maneira de descobrir se você tem ascendência real é simplesmente fazer uma boa pesquisa.
...
Daniella Levy

  1. Pesquise todos os sobrenomes de sua família com cuidado.
  2. Se você encontrar registros indicando de onde seus ancestrais viveram, procure esses lugares e veja se eles estão associados à realeza.

Sites para saber como descobrir meus antepassados
Dentre os sites utilizados para conhecer os antepassados o My Heritage é o mais popular. É possível criar uma árvore genealógica adicionando nomes, datas, fotos, documentos e demais informações familiares através de base de dados de registros internacionais.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

Na verdade, não existe uma lista oficial que indique quais sobrenomes têm direito à cidadania portuguesa. Mas o fato de possuir um sobrenome com origem em Portugal pode ser um sinal de que você tenha possibilidade de pedir a nacionalidade portuguesa por descendência – isto é, por descender de um cidadão português.

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.
A verdade é que os países exigem mais evidências, já que muitos sobrenomes são comuns em diferentes nações, e há um limite geracional que não consegue abranger todos descendentes de uma família.

Descendência é um nome que damos aos filhos, netos, tataranetos, enfim: aos filhos e parentes que nasceram a partir de um ser vivo. Assim, os filhos de um casal são descendentes dele; assim como seus netos, e todas as gerações seguintes.

Ancestrais/Antepassados
Seus ancestrais são as pessoas que vieram antes de você em sua família. O termo geralmente se refere a parentes mais distantes do que os avós, como seus bisavós, tataravós e assim por diante. Os ancestrais também podem incluir pessoas de quem você não descende diretamente, como tias-avós e tios.

Os ascendentes são os nossos antepassados, enquanto os descendentes são os nossos sucessores. São palavras antônimas. Possuem significado contrário uma da outra. Ascendente e descendente são palavras utilizadas ao serem referidos graus de genealogia, mas também podem ser encontradas na arquitetura e na matemática.

Para isso, é preciso procurar o cartório mais próximo do local de nascimento da pessoa. Uma dica é informar-se sobre quantos cartórios de registro civil existem em sua cidade de nascimento e entrar em contato com esses tabeliães para confirmar o registro.

Você pode fazer o desarquivamento da habilitação de casamento deles, junto ao cartório, se estiver disponível. Também vc pode ver nas certidões de nascimento dos filhos do bisavô, isto é, do seu avô e possíveis irmãos. As de casamento dos possíveis irmãos do seu avô, bem como as de nascimento destes ultimos.

A árvore genealógica de uma pessoa deve ser formada, em geral, por dois pais, quatro avós, oito bisavós, e assim por diante. seguindo esse raciocínio, qualquer um teria, no ano 1 d.C, 604 sextilhões de ancestrais.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

FamilySearch é uma plataforma gratuita capaz de ajudar o usuário a descobrir a origem do seu sobrenome e a sua genealogia. O site dispõe de um grande catálogo de pessoas e árvores genealógicas, que podem ser úteis para encontrar antepassados e possíveis familiares ao redor do mundo.

No Arquivo Nacional e no Museu da Imigração, você pode pesquisar dados sobre imigrantes que chegaram ao Rio de Janeiro e São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook. Alguns deles, como o Genealogia Portugal e o Genealogia Lisboa, podem ter bastante informação sobre seus antepassados.

Os países mais fáceis de obter a cidadania: O Guia Supremo

  • Malta.
  • Antígua e Barbuda.
  • São Cristóvão e Nevis.
  • Turquia.

São muitos sobrenomes portugueses espalhados pelo mundo, mas segundo a Forebears, que mede os nomes e sobrenomes do mundo, o Silva é o top do ranking dos sobrenomes portugueses em Portugal. Seguido do Santos, Ferreira, Pereira e Costa.

Assim, se você possui um sobrenome que não seja italiano, mas consegue demonstrar esse vínculo com o italiano que emigrou ao Brasil, você tem direito sim à cidadania italiana. São inúmeros Silva, Pacheco, Santos, dentre outros, que possuem a cidadania italiana, mesmo com esses sobrenomes.