Como saber se eu tenho descendência asiática?

Perguntado por: evarela5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Sites específicos para busca de imigrantes
Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo.

Acesse o FamilySearch.org e visualize sua Árvore Familiar. Encontre um antepassado que tenha nascido antes de 1830. Selecione o antepassado e mude a visualização para Descendência. Para expandir os descendentes de seu antepassado, clique na seta próxima ao nome da pessoa, procurando por registros sugeridos à direita.

Não é possível conseguir dupla cidadania pelo sobrenome.
Entretanto, seu sobrenome pode ser, sim, um ponta pé inicial para encontrar familiares e ancestrais pela Europa, por exemplo, o que torna mais real a possibilidade de conseguir a dupla cidadania.

Árvore genealógica online: seis sites para montar a história da...

  1. Ancestry.
  2. FamilySearch.
  3. MyHeritage.
  4. Geneanet.
  5. Arquivo Nacional.
  6. Lucidchart.

O uso atual do termo “asiático”, mais inclusivo, faz referência à Ásia geográfica e, portanto, contempla processos mais abrangentes que a imigração japonesa e uma diversidade de histórias e corporalidades – de coreanes a indianes, armênies a arábes, por exemplo.

Uma palavra melhor que "orientais" para falar sobre as pessoas de algum dos 50 países que formam a Ásia é "asiáticos". Sim, a palavra também coloca essa variedade de culturas em um balaio, mas pelo menos retira um pouco da carga distante, misteriosa, exótica e fetichizada que a palavra "oriental" costuma carregar.

O Piauí passou a ser o Estado com maior proporção de asiáticos, com 2,3% da população total. Em Fortaleza, o aumento também foi impressionante, de 3,5 mil para 33 mil. Embora detalhes do Censo 2010 sobre nacionalidade ainda não estejam disponíveis, alguns números oficiais dão pistas para o aumento da população amarela.

Sobre Heritage Scanner
Então se você tem a curiosidade de conhecer a origem de sua etnia, essa é sua chance. O app possui um algoritmo capaz de analisar as imagens a fim de localizar traços que correspondem a registros de seus antepassados até que seja possível determinar um local ou etnia de origem.

II. O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”. De acordo com Karen Hägele, diretora do site MyHeritage.com.br no Brasil, sua origem está relacionada à Torre da Silva, que fica na cidade de Valença, no norte de Portugal.

1. Silva. Ele não é apenas o mais usado no Brasil, mas é também em Portugal, país de origem de grande parte dos sobrenomes locais, dada a colonização. Um total de 5.073.774 pessoas têm esse sobrenome.

Tem direito à cidadania italiana todo descendente de italianos, nascido dentro ou fora da Itália, sem limite de gerações.

A resposta, em poucas palavras, é “não”! De acordo com representantes do Consulado Português no Brasil, ter um sobrenome português não é um requisito para obtenção da cidadania. O interessado deverá iniciar uma série de procedimentos legais para a obtenção desse documento.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

FamilySearch é uma plataforma gratuita capaz de ajudar o usuário a descobrir a origem do seu sobrenome e a sua genealogia. O site dispõe de um grande catálogo de pessoas e árvores genealógicas, que podem ser úteis para encontrar antepassados e possíveis familiares ao redor do mundo.

Básico (gratuito)
A versão básica do MyHeritage é aquela que basta só o cadastro e pronto. É gratuita e, portanto, tem menos recursos. A única coisa basicamente que você vai poder fazer é uma árvore genealógica no site com até 250 pessoas. Esse é o limite.

Significado de Sino-brasileiro
Indivíduo que nasceu da mistura entre brasileiros e chineses. Algo ou alguém que tem sua origem no Brasil e na China.

Asiáticos e índios vêm de grupo chinês de 40 mil anos, mostra DNA.

No Brasil, ainoco foi termo bastante usado por acadêmicos para designar o fruto das uniões entre japoneses e brasileiros, mas tem caído em desuso. Já nos Estados Unidos, mestiços de japoneses e outras etnias são chamados de Amerasians.

Por isso, uma parte maior dos olhos destas etnias fica coberta, podendo erroneamente parecer que eles são menores ou puxados. A inclinação, porém, costuma ser um fator de diferenciação. Olhos japoneses costumam ser inclinados para cima, e os chineses, para baixo.

Entre os três, os coreanos possuem traços mais marcantes. O queixo quadrado e as sobrancelhas anguladas talvez sejam as culpadas. Os olhos são menores e levemente arredondados. O nariz não é tão achatado e os ossos da bochecha costumam ser mais altos.