Como saber se eu tenho Bromidrose?

Perguntado por: vnascimento5 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Claro que o principal sintoma da bromidrose é o mau cheiro, mesmo que seja realizada uma higienização adequada do local, sendo em alguns casos acompanhado pelo suor excessivo. A bromidrose pode ser classificada dependendo do local afetado: Bromidrose axilar: caracterizada pelo mau cheiro e suor intenso nas axilas.

Como a bromidrose geralmente resulta da decomposição bacteriana do suor e da queratina, o tratamento consiste principalmente em reduzir a proliferação das bactérias e/ou diminuir a quantidade de suor das áreas afetadas. Medidas gerais: Otimizar a higiene. As axilas devem ser lavadas com água e sabão diariamente.

Se não for possível questionar alguém íntimo sobre o hálito, faça um teste sozinho. Primeiro dê uma lambida no pulso, espere por trinta segundos e cheire-o. Se ao fim desse teste o seu pulso estiver com um cheiro ruim, é possível que você tenha mau hálito.

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

Conheça os alimentos que podem intensificar a bromidrose. Leite: o processo de fermentação do leite no aparelho digestivo não contribui no quesito odor agradável. Queijo: tem queijo naturalmente de cheiro forte. Imagina esse mesmo queijo sendo digerido.

Análise virtual de lesões de pele. Exames de lesões bucais a distância. Apoio simultâneo em espirometria. Exames oftamológicos a distância.

Quais as causas da Bromidrose?

  • Diabetes;
  • Alcoolismo;
  • Determinados alimentos, como: cebola, alho e pimenta;
  • Alguns antibióticos;
  • Alguns hormônios (podem alterar a transpiração do corpo e causar mau cheiro).

sabonete de glicerina

O sabonete de glicerina é a fórmula mais indicada para acabar de vez com o mau cheiro. A glicerina age promovendo a hidratação e a limpeza da pele, já que tem ação bactericida. No mercado, você encontra composições com 1% de glicerina. A glicerina é tão amiga da pele que pode ser utilizada até pelo público infantil.

Outras opções de tratamento para o mau cheiro das axilas que podem ser indicados pelo dermatologista incluem: Remoção definitiva dos pelos das axilas. Uso de antibióticos tópicos nas axilas, como clindamicina ou eritromicina. Lipossucção para remoção das glândulas apócrinas da axila.

A bromidrose é uma consequência da alteração da microbiota da pele. Isso faz com que as bactérias e os fungos se proliferem de forma rápida e desordenada, promovendo a decomposição das secreções liberadas pelas glândulas e da queratina presente na pele, o que causa o mau cheiro.

Use um desodorante ou antitranspirante
Após lavar e secar bem as axilas, o próximo cuidado é aplicar um desodorante ou antitranspirante.

A melhor forma para tratar o cheiro de suor é fazendo uso de sabonetes antissépticos, secar bem as axilar, utilizar roupa de algodão e usar desodorante antitranspirante diariamente.

Um exemplo de produto antiperspirante de qualidade e eficiente hoje no mercado é o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas. Ele é capaz de tratar os dois problemas, a transpiração excessiva e o mau cheiro produzido pelo suor da região.

Desta maneira, o odor corporal ocorre porque as bactérias se alimentam do suor e o metabolizam, produzindo subprodutos que têm um cheiro forte muito característico, como vinagre, queijo ou cebola. Portanto, o mau odor corporal é causado pelas excreções das bactérias que se alimentam do suor.