Como saber se eu tenho bloqueio financeiro?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

A consulta é feita exclusivamente pelo site valoresareceber.bcb.gov.br. O site do Banco Central (BC) em que as pessoas podem consultar valores esquecidos em bancos e em outras instituições financeiras voltou a estar disponível.

Podemos notar alguns sinais de que estamos sofrendo com bloqueios emocionais:

  1. Evitar a todo custo pessoas ou situações que exijam traquejo social;
  2. Aumento da ansiedade e estresse frente a situações novas;
  3. Falta de interesse;
  4. Sentir emoções negativas constantemente;
  5. Constante dificuldade para tomar decisões.

Para consultar quais valores e bens está em bloqueio judicial, pelo CPF, basta que você se dirija ao local correto . Sendo assim, saiba que com os seus dados é possível entrar em contato como o banco que realizou o bloqueio para saber precisamente o valor bloqueado.

Então, o CPF pode ser bloqueado por dívida? A princípio, não. Apenas se isso acontecer por decisão judicial. Em alguns casos, a Justiça pode determinar a suspensão do CPF, como em processos de execução fiscal envolvendo dívidas com a União (governo federal).

Uma das contas que não pode ser bloqueada judicialmente é a conta-salário. Esta é uma conta bancária destinada exclusivamente ao recebimento de salários, aposentadorias e pensões, não sendo possível a realização de saques em caixas eletrônicos ou por meio de cheques.

O tempo pelo qual uma conta bancária pode ficar bloqueada judicialmente varia de acordo com a situação específica do caso, a decisão do juiz e o andamento do processo judicial. Geralmente, o bloqueio é mantido até que a dívida seja quitada ou que haja uma determinação judicial para sua liberação.

40 salários mínimos

Vale ressaltar que existe um limite mínimo para o bloqueio judicial, que corresponde a 40 salários mínimos os quais devem estar depositados em uma conta poupança do devedor, como forma de garantir sua dignidade mediante a preservação de um numerário suficiente para sua subsistência, ou seja, não é permitido ultrapassar ...

Muitas pessoas ficam sem saber o que fazer quando seus valores são bloqueados e têm dúvidas se o salário pode ser bloqueado na justiça. De acordo com a lei, o salário não pode ser penhorado, pois é um valor destinado à sobrevivência da pessoa e, em geral, não pode ser tomado.

Depois da determinação do juiz, o bloqueio judicial dura um dia inteiro. Portanto, qualquer valor que cair na conta durante esse período será bloqueado.

A ação dura em torno de 30 minutos e dependendo do estado do paciente e sua recuperação no hospital, pode voltar pra casa no mesmo dia. Porém, não poderá sair dirigindo.

Se ao acessar o extrato bancário aparecer a seguinte mensagem: “Saldo com bloqueio judicial”, isso significa que algum juiz de um processo no qual você é réu determinou o arresto dos seus bens no sistema financeiro nacional.

até o limite de 40 (quarenta) salários-mínimos
Outro ponto importante a ser tratado aqui é que a sua conta mesmo que tenha menos de 40 salários, pode sim ser bloqueada! Os motivos podem ser os mais diversos, mas é importante que você saiba que isso pode acontecer.

Somente um pedido formal no processo judicial pode desbloquear a conta bancária. Por isso, apenas a solicitação formal de desbloqueio perante o juiz tem o poder de tirar o bloqueio. O juiz encaminhará para seu banco ou instituição financeira uma ordem judicial para a liberação da conta e dos valores.

O bloqueio é determinado por um juiz após a consulta ao BACENJUD, o sistema do Banco Central específico para atender esse tipo de situação. O juiz faz uma busca por todas as contas bancárias cadastradas com o CNPJ e determina o bloqueio dos valores até o limite da dívida.

Isso impede o contribuinte de conseguir financiamentos, abrir contas bancárias, emitir passaporte, obter cartão de crédito, fazer matrículas em instituições de ensino e, em alguns casos, assumir cargos públicos, entre outras consequências.

Para saber a situação do CPF é preciso realizar uma consulta no site da Receita. Ao realizar a consulta da situação cadastral de seu CPF no site da Receita Federal, é possível identificar facilmente se está regular, pendente de regularização, suspenso ou cancelado.

Irregularidade. O primeiro e principal que pode ter levado você a ter seu CPF bloqueado ou suspenso é a irregularidade, principalmente em relação à parte fiscal. Na maioria dos casos o contribuinte não fez as declarações de imposto de renda corretamente ou de forma nenhuma, o que levou a tal bloqueio.

Nesse sentido, a resposta é não. Não pode ser feito depósito em conta bloqueada. Isso porque, segundo pesquisamos, a conta está suspensa tanto para a retirada, quanto para a entrada de dinheiro. Por isso, se você teve a sua conta bloqueada, não poderá nem depositar e muito menos sacar dinheiro dela.