Como saber se eu sou um alcoólatra?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 4 votos

Como saber se sou alcoólatra?

  1. Sempre se depara em situações onde consome quantidades maiores de bebida alcoólica ou por um período mais longo que o planejado;
  2. Sente-se constantemente com vontade de diminuir ou controlar o uso de bebidas alcoólicas, ou já tentou diversas vezes, sem sucesso;

Conheça os tipos de alcoólatras

  • Alcoólatra jovem adulto. O estudo americano sobre os tipos de alcoólatras indica que 31,5% dos dependentes se encaixam nessa categoria, que corresponde ao maior grupo. ...
  • Alcoólatra jovem antissocial. ...
  • Alcoólatra funcional. ...
  • Alcoólatra crônico. ...
  • Alcoólatra familiar intermediário.

Um comportamento muito comum é o aumento da frequência em que consome a bebida e com doses maiores. O viciado passa a ter oscilações de humor mais frequentemente, irritação e agressividade, assim como isolamento social podem fazer parte desse perfil.

"O álcool promove no organismo um estado de desidratação e mudanças nas células com desgaste celular. Dependendo da quantidade consumida, este efeito pode durar de 6 a 8 horas, mas pode se estender por até 24h", explica a nutróloga Dra.

Como eliminar o álcool do corpo mais rápido?

  1. Beba bastante água. Nada de feijoada ou outras comidas pesadas. ...
  2. Coma alimentos leves. pexels-any-lane-5945052. ...
  3. Durma bem. Café forte e puro ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue e acelera a eliminação das toxinas do álcool. ...
  4. Beba café

Algumas situações podem mostrar que você exagerou: levantar para ir ao banheiro e ficar um pouco tonto, perceber que está falando mais do que deveria, ou coisas que não falaria em condições usuais, começar a rir sem motivo ou ficar mais quieto que o normal.

Uma pessoa com alta tolerância, por exemplo, consegue beber mais sem ficar ou parecer bêbada. O que pode ser um problema, já que “incentiva um maior consumo de álcool, contribuindo para a dependência e causando efeitos adversos à saúde”, diz a especialista.

São muitos os sintomas da abstinência alcoólica, mas os mais comuns são ansiedade, agitação, suor excessivo, alterações de humor, dores fortes de cabeça, alteração na pressão arterial, náusea, vômito, diarreia, taquicardia, confusão mental, alucinações, insônia, fraqueza, ataques de pânico.

A Psicose Alcoólica (PA) é uma psicose secundária com predomínio de alucinações relacionadas ao consumo agudo de álcool ou abstinência. O álcool é uma neurotoxina que afeta o cérebro de modo complexo, resultando em morbidade e mortalidade significativas.. .

As pessoas começam a beber para desfrutar e compartilhar o avivamento com seus companheiros. Algumas pessoas acreditam que o álcool proporciona alívio temporário em termos de sentimentos difíceis de tolerar, como tédio, saciedade, tensão, ansiedade, tristeza ou desânimo.

A pessoa alcoólatra também costuma ter tolerância ao álcool e, por esse motivo, consome maiores quantidades para experimentar os efeitos das bebidas. Sendo assim, a diferença entre o consumidor de álcool e o alcoólatra é a relação com a bebida e a capacidade de se controlar ao beber.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que mulheres não bebam mais do que uma lata de cerveja por dia (350 ml) e que homens limitem-se a duas latinhas (cerca de 700 ml). Para além desse consumo, a bebida pode representar risco para o corpo humano.

Parar de beber definitivamente pode ser uma tarefa difícil de ser executada sozinho, porém com apoio certo e uma equipe capacitada é possível alcançar esse feito. O álcool parece ter certos benefícios e ser reconfortante, porém eles são temporários e desaparecem muito rápido, com o tempo sobrará apenas os malefícios.

Algumas sugestões são:

  1. Desenvolver atividades que sejam prazerosas, mas que não envolvam o uso de bebidas;
  2. Substituir o tempo empregado em beber por atividades agradáveis;
  3. Evitar estar frequentemente junto a pessoas que o(a) encorajam a beber ou a se embebedar;
  4. Evitar locais onde o consumo era realizado.

O Dr. Marcatto diz que o consumo de álcool provoca uma desidratação no corpo, fazendo com que os tecidos se dilatem e contraiam, segundo ele, "para facilitar a perfusão dos órgãos". "Então é muito comum a pessoa beber e depois ela ficar inchada".

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.

O álcool exige do nosso corpo um tempo para fazer a metabolização (que ocorre no fígado) e o doce ou o café não irão interferir nesse processo. A cafeína pode deixar a pessoa um pouco mais “ligada” e o açúcar oferece mais caloria, já que quem bebe, normalmente, acaba não comendo nada.

Quais são os sintomas da depressão alcoólica?

  • cansaço;
  • irritabilidade;
  • baixa autoestima;
  • pouca ou muita fome;
  • sentimentos de fracasso e de culpa;
  • tendência a pensamentos negativos e falta de esperança;
  • perda do interesse por atividades que antes eram prazerosas;
  • dificuldade para dormir, insônia ou sono em excesso.
Continuar lendo Sou alcoólatra teste?