Como saber se eu sou sansei?

Perguntado por: einfante . Última atualização: 29 de abril de 2023
4.6 / 5 15 votos

O filho do nissei, nascido no país em questão, é um sansei, em que “san-” significa terceira, ou seja, o issei é a primeira geração, o nissei é a segunda, e o sansei é a terceira. Nissei são os filhos de japoneses (dos Issei); cuja natalidade deu-se no Brasil.

Os nissei são os filhos desses imigrantes. Portanto, são a segunda geração que está no Brasil. Já os sansei são netos dos imigrantes. Conhecido também como a terceira geração.

O documento que comprova a sua descendencia é o Kosseki Tohon, que é um documento que toda familia japonesa tem, pois é o registro geral do Japão, então as pessoas que vieram do Japão tem este documento e a partir deste se traça a linha da familia definindo assim as gerações (Nissei, Sansei, Yonsei).

Um sensei é uma pessoa que se destaca na sua área profissional, enquanto que a designação sansei serve para qualificar uma pessoa que é a terceira geração de imigrantes japoneses em um determinado país. Aprenda mais sobre o significado de nissei e sansei.

Visto destinado a Cônjuge de um Sansei. O visto de cônjuge Sanseié válido a partir da emissão de visto, assim o solicitante tem 3 meses para entrar no Japão. Caso tenha um certificado de elegibilidade a permanência pode ser diferente, por isso consulte-nos. O que é Certificado de Elegibilidade?

Além de chamar os professores pelo nome da profissão, SENSEI em japonês também é um título de honra para pessoas que ensinam algo ou são especialistas em sua área de atuação. Os médicos estão entre esses especialistas. Portanto são chamados de SENSEI.

Senpai é uma palavra em japonês, usada para se referir com respeito a uma pessoa mais velha ou mais experiente. É uma forma de tratamento muito comum no âmbito profissional mas também em escolas, associações ou clubes esportivos.

No Brasil, ainoco foi termo bastante usado por acadêmicos para designar o fruto das uniões entre japoneses e brasileiros, mas tem caído em desuso. Já nos Estados Unidos, mestiços de japoneses e outras etnias são chamados de Amerasians.

O que significa Sensei: A palavra sensei é muito usada no âmbito do caratê e de outras artes marciais. Neste caso, o sensei é o instrutor, a pessoa que dá a aula e tratá-lo dessa forma é um sinal de reconhecimento e respeito. Descubra mais sobre karatê e artes marciais.

A geração yonsei se refere a bisnetos de cidadão japonês que veio do Japão. Há uma hierarquia de gerações de imigrantes japoneses e caso você queira saber um pouco mais, leia no nosso e-book Entendendo a Descendência Japonesa.

Conversar com a família e amigos talvez essa seja a maneira mais simples de conseguir informações sobre seus antepassados. Você pode conversar com parentes informalmente, telefonar, enviar um e-mail, uma mensagem ou lhes fazer uma visita. Comece por pessoas próximas, como seus pais e seus avós.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.

Se você deseja descobrir a origem do seu sobrenome, o site do Arquivo Nacional pode ajudar. Serviços do Governo Federal armazenam bancos de dados com documentos sobre entrada de imigrantes no Brasil. A plataforma é interessante para quem tem curiosidade sobre a origem e história de seu sobrenome.

O prazo para sair o visto para sansei é de uma semana após dar entrada no Consulado Geral do Japão (referência do consulado de São Paulo), mas pode ocorrer do consulado solicitar documentos no meio do processo e ficar paralisado até a entrega dos documentos solicitados.

O visto japonês é bem simples de solicitar, e não exige entrevista (como no caso do visto americano).

O prazo de entrega do visto é de 2 (dois) dias úteis, a contar do dia seguinte à solicitação.

Portanto, podemos dizer que todo professor, perante seu aluno, é um Sensei, já que possui conhecimento e experiência acumulada sobre a prática do Jiu-Jitsu. Porém, nem todo Sensei é um Mestre, pois, como explicamos, o título de mestre requer mais de 30 anos de experiência no Jiu-Jitsu, e a faixa coral preta e vermelha.

Senpai é uma palavra em japonês, usada para se referir com respeito a uma pessoa mais velha ou mais experiente. É uma forma de tratamento muito comum no âmbito profissional mas também em escolas, associações ou clubes esportivos.

''Paisen'' é a mesma palavra, mas falada de forma errada propositalmente por quem é próximo do Senpai como forma de fazer graça. Como os japoneses são muito formais essa gíria seria considerada rude, sendo adequada para se usar somente com amigos e pessoas íntimas.