Como saber se eu sou descendente de europeu?

Perguntado por: nalencastro7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook. Alguns deles, como a Genealogia Portugal e o Genealogia Lisboa, podem ter bastante informação sobre os seus antepassados.

A comprovação da descendência é a única forma de se obter a dupla cidadania, por isso é importante ir atrás do máximo de informações possíveis sobre seus antepassados. Certidões de nascimento e casamento podem ser encontradas nos cartórios.

Sobrenomes portugueses mais comuns
Segundo um levantamento do site “Nós, portugueses”, os 10 sobrenomes (apelidos) mais comuns em Portugal são: Silva, Rodrigues, Fernandes, Gonçalves, Santos, Pereira, Costa, Ferreira, Gomes e Martins.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Acesse o FamilySearch.org e visualize sua Árvore Familiar. Encontre um antepassado que tenha nascido antes de 1830. Selecione o antepassado e mude a visualização para Descendência. Para expandir os descendentes de seu antepassado, clique na seta próxima ao nome da pessoa, procurando por registros sugeridos à direita.

O site Ancestry é uma ferramenta que permite descobrir a origem de seu sobrenome. Com acesso gratuito, ele oferece uma barra de pesquisa para apresentar dados detalhados sobre locais no mundo onde um sobrenome consta em registros históricos.

Para conseguir a cidadania europeia é necessário reunir os documentos comprobatórios de descendência, casamento ou nascimento do país europeu em questão. Depois, é preciso ir à Embaixada ou ao Consulado do país.

Tem direito à cidadania italiana todo descendente de italianos, nascido dentro ou fora da Itália, sem limite de gerações. É o que chamamos cidadania italiana jus sanguinis, o direito por sangue à cidadania transmitida, por lei, do antenato italiano a todos os seus descendentes em linha reta.

São muitos sobrenomes portugueses espalhados pelo mundo, mas segundo a Forebears, que mede os nomes e sobrenomes do mundo, o Silva é o top do ranking dos sobrenomes portugueses em Portugal. Seguido do Santos, Ferreira, Pereira e Costa.

De acordo com os historiadores, os primeiros registros do sobrenome Correia são do século XII, na cidade de Braga.

Os primeiros a adquirirem sobrenomes foram os chineses. Algumas lendas sugerem que o Império Fushi decretou o uso de sobrenomes, ou nomes de famílias, por volta de 2852 a.C. Os chineses tinham normalmente 3 nomes: o sobrenome, que vinha primeiro e era uma das 438 palavras do sagrado poema chinês "Po-Chia-Hsing".

Quais são alguns dos sobrenomes mais raros? R: Existem vários sobrenomes raros que podem ser encontrados em todo o mundo. Alguns dos mais raros incluem Kowalski, Jankovic, Zawadzki, Wysocki, Dabrowski, Kalinowski, Szymanski e Kaczmarek.

Segundo relatos históricos, Rui Pires de Ferreira foi o primeiro a adotar a alcunha como sobrenome. Há indícios de que a família Ferreira veio em caravanas para o Brasil, logo após a colonização, e fixou residência no estado de Alagoas. Hoje, mais de 2,3 milhões de brasileiros possuem o sobrenome.

FamilySearch é uma plataforma gratuita capaz de ajudar o usuário a descobrir a origem do seu sobrenome e a sua genealogia. O site dispõe de um grande catálogo de pessoas e árvores genealógicas, que podem ser úteis para encontrar antepassados e possíveis familiares ao redor do mundo.

Assim, os filhos de um casal são descendentes dele; assim como seus netos, e todas as gerações seguintes. Quando a relação é contrária, ou seja, quando falamos dos pais, avós, bisavós, tataravós, etc., de uma pessoa; consideramos que todos eles são ascendentes dela.

Heritage Scanner é uma aplicação móvel que realiza uma pesquisa genealógica a partir de suas fotos salvas ou mesmo utilizando sua câmera para rastrear suas origens. Então se você tem a curiosidade de conhecer a origem de sua etnia, essa é sua chance.

Os sobrenomes mais comuns na Europa
Müller é o sobrenome mais comum na Alemanha e na Suíça e é um nome ocupacional para um moleiro. Os sobrenomes europeus também pintam uma imagem da topografia diversificada do continente, já que muitos descrevem a paisagem onde uma pessoa morava.