Como saber se eu passei no teste palográfico?

Perguntado por: mbelchior . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Não existe um padrão de resultado. Caso o teste seja aplicado para auxiliar um processo seletivo, cada vaga exigirá um perfil e uma análise diferente do psicólogo para fazer a avaliação.

De 547 a 830: Média - Indica possuir produtividade mediana no trabalho. De 831 a 1059: Média Superior ou Alta - Denota possuir produtividade acima da média. A partir de 1060: Superior ou Muito Alta - Este índice revela produtividade acentuada no trabalho, indicando rendimento bastante acima da média.

Mede-se em milímetros a distância do primeiro ao último palo por intervalo de tempo e divide-se pelo número de palos realizados em cada um dos tempos obtendo-se a média da distância entre os traçados em cada intervalo de tempo. Essas médias devem ser somadas e divididas por 5, conseguindo-se a média global.

O teste palográfico avalia uma série de características comportamentais e de personalidade de quem realiza. Algumas delas são: produtividade; ritmo de trabalho; iniciativa; agressividade; organização; relacionamentos; aspectos emocionais; transtornos psicológicos. Em suma espere tranquilo o resultado!

O teste palográfico é utilizado pelo Detran, sistema de retirada de porte de armas, além de recrutamento e seleção. A eficiência desse teste é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e é uma importante ferramenta na seleção e retenção de novos talentos.

Não há limite para o número de repetições, desde que a licença seja válida por 12 meses.

O teste psicotécnico do Detran avalia traços de personalidade e cognição do condutor. Ele confere, por exemplo, o raciocínio lógico, a tomada de decisões e a concentração, além dos níveis de impulsividade.

No Palográfico a Produtividade é avaliada pelo numero de traços (palos) realizados durante o teste, expressando a quantidade de trabalho que a pessoa é capaz de fazer. O Ritmo é avaliado pelo Nível de Oscilação Rítmica (NOR), o qual é composto pela variabilidade do indivíduo ao longo dos cinco tempos do teste.

A fadiga mental está relacionada aos sintomas prolongados de estresse, ansiedade, depressão ou excesso de trabalho. Esse tipo de fadiga é diferente do esgotamento psicológico, por exemplo. Na fadiga uma pessoa sente uma perda considerável de energia, desmotivação e apatia.

Durma bem na noite anterior, evite uso de medicamentos e/ou bebidas: Sabe-se que uma noite mal dormida pode influenciar diretamente no resultado do teste uma vez que o cansaço o sono, a fome, a preocupação podem desconcentrar o candidato dificultando seu desempenho em testes de atenção por exemplo.

O Teste Palográfico foi criado por Salvador Escala Milá, do Instituto Psicotécnico de Barcelona, na Espanha, e desenvolvido e divulgado no Brasil por Agostinho Minicucci. O teste consiste em realizar traços verticais de acordo com o modelo impresso na folha de aplicação original (padronizada).

Quem pode aplicar e avaliar? Como dito no tópico anterior, os testes psicológicos devem ser aplicados por profissionais formados e registrados no Conselho Federal de Psicologia (CFP). Somente esses psicólogos têm o conhecimento neurocientífico adequado para analisar os resultados do teste palográfico.

O teste palográfico tem a capacidade de avaliar questões pessoais e psicológicas de um candidato, como agressividade, problemas emocionais ou desorganização. Assim, assegura que a empresa faça uma contratação acertada.

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

Candidato reprovado em psicotécnico deve ser submetido a novo exame.

Quais são os tipos de testes psicológicos mais utilizados em processos seletivos?

  1. Teste AC (Atenção Concentrada) ...
  2. Teste Quati (Questionário de Avaliação Tipológica) ...
  3. Teste Não Verbal de Inteligência (G38) ...
  4. Teste BFP (Bateria Fatorial de Personalidade)

Para avaliar o seu nível de raciocínio, os exercícios podem envolver desenhos e figuras geométricas, imagens em determinadas sequências ou números diferentes. Quanto à avaliação referente à memória, o psicólogo pode apresentar diversas imagens e solicitar que o candidato responda em que momento viu determinada figura.

O que é um teste de QI
São levadas em consideração diferentes tipos de inteligência ou áreas do pensamento, como lógica, raciocínio e matemática. Para avaliar todos os fatores envolvidos no cálculo do quociente de inteligência, o psicólogo precisa aplicar uma escala com variados itens ou uma variedade de testes.