Como saber se eu me engasguei?

Perguntado por: lmota2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Atendimento pelo SUS

  1. dor ao engolir;
  2. sensação de alimento parado na garganta;
  3. perda de ar quando está comendo;
  4. excesso de salivação;
  5. regurgitação e,
  6. azia (frequente)

Os sintomas dependem do objeto inalado, onde se aloja nas vias aéreas e o tempo decorrido desde que o objeto foi inalado. Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente.

Um engasgo acontece quando o alimento ou a saliva entram na via aérea, em direção aos pulmões ao invés de seguir o trajeto pelo esôfago, em direção ao estômago. Como reação de proteção, a tosse é acionada como uma tentativa do organismo de expulsar este corpo estranho da via aérea.

A cada minuto que passa, a chance de uma pessoa que não recebe os primeiros socorros sobreviver cai em 10%. Portanto, se dez minutos passarem, por mais rápido que o Samu ou os bombeiros sejam, fica quase impossível de salvar alguém”, argumenta.

O que fazer quando engasgar sozinho

  1. Ficar na posição de 4 apoios, com os joelhos e mãos no chão;
  2. Tirar o apoio dos dois braços ao mesmo tempo, esticando-os para a frente;
  3. Deixar o tronco cair em direção ao chão de forma rápida, para empurrar o ar para fora dos pulmões.

Há dois tipos de derrame, o isquêmico e o hemorrágico. Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente.

Engasgo por alimento
Corte os alimentos em pedaços pequenos ao oferecer à criança; Não ofereça alimentos redondos e duros, como uvas, pipoca, cenoura crua e nozes; Ensine a criança a mastigar; Ensine a criança a comer sentada e com a boca fechada, isso evita que ela tente falar e comer ao mesmo tempo.

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

“Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.

Sinais de que uma pessoa está sofrendo um engasgo

  • tosse intensa;
  • dificuldade para falar;
  • respiração ruidosa;
  • chiado;
  • inquietação;
  • levamento das mãos ao pescoço como se estivesse sufocada.

O engasgamento acontece porque o aparelho digestivo e o aparelho respiratório partilham espaços comuns. Na faringe, o segmento de tubo que vem depois das vias nasais e da boca, tanto passa o ar que vai para os pulmões como os alimentos e a água que se dirigem para o estômago.

Distúrbios Neurogênicos da Deglutição em Crianças e Adultos: Distúrbios da deglutição são deficiências na deglutição e/ou ingestão oral de alimentos, bebida e alimentação, ou mesmo na deglutição da própria saliva.

Passar por isso vez ou outra não é algo preocupante e pode ser um problema causado pela falta de mastigação ou pela ingestão de ar. O engasgo constante, contudo, pode ser um sintoma de problemas gastrointestinais, pneumológicos ou mesmo neurológicos.

Resíduo de comida preso no pulmão pode causar pneumonia ou bronquite.

3) Quando engasgamos com um alimento, experimentamos a sensação de falta de ar e tossimos. Explique por que isso acontece. A passagem do ar é bloqueada pela laringe e pela traqueia. A tosse é uma tentativa de tirar a partícula que entrou nas vias respiratórias.

Quando se preocupar
Se a criança não está respirando, não emite som e ainda se estiver ficando roxa, leve-a imediatamente ao pronto-socorro. Enquanto isso, procure fazer a manobra de Heimlich, veja um tutorial de como fazê-la aqui.

O movimento dos braços influencia o movimento do pescoço e tronco da criança. O que, por sua vez, pode fazer o alimento que está provocando o engasgo se deslocar e bloquear as vias aéreas.

Se a oclusão ocorrer mesmo de forma parcial, ele consegue puxar um pouco de ar, mas não consegue expirar corretamente e realizar a troca de gases.

Já o engasgo total requer agilidade e socorro rápido. Ele é caracterizado pela incapacidade da criança de chorar, tossir, com lábios e rosto arroxeados, com moleza no corpo devido à dificuldade de respiração. Tudo isso indica a falta de ar.

“No caso de engasgo, a agilidade no socorro é fundamental. A primeira medida a ser tomada é tentar fazer a pessoa tossir para expelir o objeto ou alimento preso na garganta. Caso isso não seja eficaz ou o indivíduo apresente sinais de sufocamento, é de extrema importância acionar ajuda do Samu ou Bombeiros.